Design Thinking e Inovação

Por que se especializar em Design ThinkingO que é o Design Thinking?
Design Thinking pode ser definido como um processo de pensamento que utiliza o suporte de métodos de design orientados para inovação em diversas áreas do conhecimento, explorando oportunidades no mercado ou solucionando problemas no ambiente de trabalho do profissional.

Por que através do curso você será capaz de buscar soluções em produtos, serviços e/ou sistemas produto-serviço que venham a atender as necessidades de seus usuários, como também, poderá criar novos paradigmas de comportamentos. Pode-se dizer, que o Design é o principal vetor indutor da inovação, pois através dele, e da forma na qual está estruturado, projetam-se resultados com altas possibilidades de sucesso no mercado e em áreas de cunho social. Nesse sentido, o Design Thinking é considerado como um processo interdisciplinar, que busca integrar diferentes habilidades e competências em diversas especialidades, para a obtenção de resultados mais adequados a determinadas situações e contextos. Isso transforma o Design Thinking em um processo essencial a toda organização que pretende alcançar, cada vez mais, patamares competitivos no mercado.

Por que fazer o curso de especialização em Design Thinking e Inovação da UFRGS?
Por diversos motivos que distinguem a UFRGS de outras Universidades ou Instituições de ensino. A UFRGS tem sido sucessivamente elencada como a melhor Universidade Federal do País. Além disso, o curso de Design Thinking possui corpo docente multidisciplinar com larga experiência prática e teórica no campo do design, engenharia e administração, com atuação nessas e em outras áreas de conhecimento.

Para quem é destinado este curso?
O curso é destinado, principalmente, a profissionais que não possuem a graduação ou formação em Design. Porém, designers com interesse em se especializar sobre o assunto, também podem fazer o curso. Nosso público alvo é composto por profissionais de todas as áreas, como Administradores, Publicitários, Profissionais da área do Marketing, Profissionais de TI, Computação e Informática, Engenheiros, Arquitetos, Médicos, Dentistas, Advogados, Contadores, Enfermeiros, Economistas, entre outros.

Quais os objetivos do curso?
O curso de Especialização visa capacitar, atualizar e especializar os alunos em Design Thinking e Inovação, por meio de aprendizagem ativa e situações do cotidiano das organizações.
Dentre os objetivos específicos encontram-se:

  • Identificar o estado da arte de aplicações do Design Thinking em diversos contextos;
  • Compreender a importância do Design Thinking como ferramenta estratégica para a geração de valor para a condução dos negócios das organizações;
  • Proporcionar o contato dos alunos com métodos e ferramentas que propiciem a aplicação do Design Thinking de forma a possibilitá-los a serem mais competitivos no mercado;
  • Facilitar ao aluno a compreensão da visão multidisciplinar do Design e a forma na qual diversos pontos de vistas podem ser integrados em uma solução que venha a gerar valor para a sociedade acadêmica, profissional e civil;
  • Oportunizar o domínio e a transferência de tecnologias desenvolvidas na UFRGS para os profissionais, instituições e organizações afins;
  • Desenvolver atitudes, habilidades e competências dos participantes do curso para a solução de problemas e exploração de oportunidades através da aplicação do Design Thinking orientado à Inovação;
  • Além disso, busca-se que o curso seja realizado de maneira a propiciar uma perfeita troca de experiências entre alunos e professores, dentro de um paradigma de solução de problemas reais.

Base de sustentação do curso
Observa-se que nos últimos anos aplicações de métodos de Design têm ocorrido tanto em diferentes setores produtivos como também na busca pela inovação em negócios. Nesse contexto, a utilização de métodos de Design para se obter soluções de problemas ou explorar oportunidades em atividades de cunho estratégico-gerencial, foi denominada em 2003, pelo fundador da empresa IDEO, como Design Thinking (DT) e vem sendo explorada, mundialmente, de maneira estruturada e, em alguns casos, cientificamente, por Universidades de excelência, como o MIT, Havard, Universidade de Oxford, Universidade de Cambridge e a Universidade de Chicago. Não se pretende, entretanto, através de um curso de especialização, formar Designers, mas sim ampliar as competências e habilidades de não designers para a aplicação de métodos de design no desenvolvimento de seus projetos.

Local: Faculdade de Arquitetura UFRGS – Rua: Sarmento Leite, 320 – Centro, Porto Alegre.

Período
Início do curso: 15/08/2018
Término do curso: 14/07/2020
Datas sujeitas a alterações.
Aulas às sextas à noite e sábados, quinzenalmente.

Carga horária
Atividades obrigatórias: 360 horas
Atividades não-obrigatórias: 45 horas.

Freqüência mínima exigida pelo curso: 75%

Procedimentos de Avaliação: Cada disciplina terá o seu método próprio de avaliação que poderá consistir de provas, trabalhos finais da disciplina e monografia.

 

https://www.ufrgs.br/iicd/especializacao/design-thinking/