“Diálogo Design: Polônia Brasil”

Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a exposição “Diálogo Design: Polônia Brasil”, que inaugura no dia 12 de abril de 2018, às 19h. A mostra tem curadoria de Magda Kochanowska e Ewa Solarz, da Polônia, e de Gabriel Patrocínio, do Brasil.

A exposição reúne cartazes históricos e contemporâneos e apresenta ícones do design polonês e brasileiro, estabelecendo uma justaposição entre design de produtos e design gráfico. Os trabalhos históricos da “Escola Polonesa de Cartazes” são exemplos de obras antigas usadas para a promoção da Polônia no exterior.

Inspirados nos trabalhos dos seus predecessores, designers gráficos contemporâneos desenvolveram cartazes sobre os seus respectivos países. Representando a Polônia temos: Robert Czajka, Małgorzata Gurowska, Marta Ignerska, Dawid Ryski e Tymek Jezierski. Do lado brasileiro, foram convidados Bruno Porto, Fabio Lopez, Rico Lins, Grande Circular e Estúdio Mola.

Há, também, produtos industriais contemporâneos considerados icônicos para o design da Polônia e do Brasil. Os produtos serão agrupados em cinco categorias, com estúdios e designers brasileiros e poloneses lado a lado: Vzór / Furf Design (móveis), Agnieszka Bar / Jader Almeida (vidro), Alicja Patanowska/ Holaria (porcelana), Kosmos Project / Sérgio Matos (tradição), Zieta Prozessdesign / Domingos Tótora (inovação).

De acordo com o curador Gabriel Patrocínio, “encontros acidentais, como este que originou a exposição em questão, permitem que os designers de países tão distantes como a Polônia e o Brasil descubram áreas de experiências, aspirações e iniciativas em comum”, explica.

As histórias e os contextos distintos referentes aos dois países não constituem um obstáculo para que estes grupos possam olhar juntos para o “espelho” metafórico e vejam nele as semelhanças do outro lado. O design gráfico, assim como os cinco grupos de objetos formam, neste caso, um certo eixo em torno do qual desenvolve-se um diálogo polaco-brasileiro sobre o design.

“Diálogo Design: Polônia Brasil” é resultado da colaboração entre o Instituto Adam Mickiewicz / Culture.pl, instituição cultural que tem como objetivo a difusão da cultura polonesa contemporânea para o público internacional, e a fundação The Spirit of Poland, iniciativa de pessoas ligadas ao mundo do design na Polônia, que visa promover cultura, design e empreendedorismo polonês para o público internacional.

O MON contempla exposições de Artes Visuais, Arquitetura e Design, e realiza mostras dentro destas áreas específicas todos aos anos. Em “Diálogo Design: Polônia Brasil” o público do Museu Oscar Niemeyer poderá conferir trabalhos de designers consagrados mundialmente.

A mostra fica em cartaz até 22 de julho de 2018.


Serviço

Abertura da exposição “Diálogo Design: Polônia Brasil”

Dia 12 de abril de 2018, quinta

Horário: 19h

Entrada gratuita na hora da abertura

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro – Curitiba/PR

Terça a domingo, das 10h às 18h

R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada)

Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30

Entrada gratuita às quartas-feiras

41 3350 4400

museuoscarniemeyer.org.br