O Smart City Expo Curitiba 2018

A Smart City Expo Curitiba 2018, edição brasileira do evento que ocorre anualmente em Barcelona, acontecerá em Curitiba/PR , nos dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2018, na Expo Renault Barigui.

O Smart City Expo é chancelado pela Fira Barcelona, um consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha. Haverá área de exposição, congresso e a presença dos maiores players mundiais do setor, em uma série de cases de cidades que aplicaram o conceito de cidades inteligentes, além de palestrantes nacionais e internacionais. O evento será dividido em quatro temas: Tecnologia Disruptiva, Governância, Inovação Digital e Desenvolvimento Econômico e Futuras Cidades Sustentáveis.

Na cerimônia de oficialização, o gerente de projetos da Fira Barcelona, Victor Moreno, ressaltou as características que fizeram Curitiba ser escolhida a primeira cidade do Brasil a receber o evento. “Curitiba é referência no América Latina e no mundo como cidade inteligente, exemplo no transporte público, urbanismo para as pessoas, espaços verdes e cumpre com todos os requisitos para sediar o evento”, disse Moreno.

O programa Vale do Pinhão foi apresentado pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Lacerda, que ressaltou o trabalho de incentivo ao ecossistema da inovação. “Fizemos trabalho para recuperação da Agência Curitiba e a articulação com diversos atores da inovação para fomentar o ecossistema e desenvolver o ambiente de inovação na cidade”, comentou.

Com as inovações, estão os problemas corriqueiros de todas as cidades, que ganham soluções com a integração tecnológica. ”As cidades são hubs de fricção, pontos de atrito, e com isso soluções surgem para elas”, comentou Arthur Igreja, sócio da aceleradora Valley Connection.

Roberto Marcelino, diretor de Novos Negócios da iCities, patrocinadora do evento, ressaltou a importância do apoio institucional para a realização e escolha de Curitiba como cidade-sede. “A Prefeitura acolheu a ideia desde o começo, demonstrando que é uma visão da gestão pensar na inovação e nas cidades inteligentes”, comentou.

Mais informações: http://www.icities.com.br/