Papéis Efêmeros: memórias gráficas do cotidiano

Entre os meses de maio e agosto, o Sesc Ipiranga realiza uma programação integrada à exposição: “Papéis Efêmeros: memórias gráficas do cotidiano”. Com aulas, cursos e oficinas, a mostra já conta com um ciclo de atividades para este e o próximo mês. Para quem quer fazer cursos, entre os dias 22 de maio e 26 de junho, sempre às terças, Marcus Blau conduz O lápis da natureza e a imagem impressa: transições gráficas entre luz e desenho. Já entre os dias 23 de maio e 27 de junho, às quartas, Claudio Rocha ministra aulas de Impressão com tipos móveis e clichês tipográficos.

Nos dias 27 de maio e 3 de junho, a arquiteta Monica Schoenacker desenvolve a intervenção Sericleta!, em que o público pode imprimir cartões postais utilizando técnicas serigráficas. Já nos dias 3, 9, 13, 17, 23 e 26 de junho, a equipe do Núcleo Educativo coordena a atividade Colecionar Efêmeros, em que as pessoas podem observar, coletar e registrar os materiais efêmeros presentes na Unidade.

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

 A exposição “Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano” apresenta um acervo inusitado do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga. A parceria entre as duas instituições começou em 2017, com a realização de oficinas de conservação e atividades educativas com o corpo técnico do museu no Sesc Ipiranga.

Com curadoria do designer Chico Homem de Melo e da diretora do museu Solange Ferraz de Lima, a mostra explora o design de impressos cujo destino mais comum é o descarte imediato após o uso. Estão expostas cerca de 500 peças gráficas que revelam hábitos e costumes dos brasileiros entre o ano de 1890 e o fim da década de 1990.

Todos esses itens foram agrupados em três eixos temáticos principais, Consumo, Educação e Cultura, e dois transversais, Técnicas de Impressão e Design. Além dos materiais presentes no cotidiano, a exposição traz peças icônicas, como cartazes de Andy Warhol, revistas de design nacionais e internacionais e capas clássicas de livros e discos.

Segundo os curadores, a mostra captura momentos importantes da história do design. É possível perceber, por exemplo, o aumento da presença da fotografia no século 20, substituindo as ilustrações, e, na educação, a valorização da imagem atrelada ao aprendizado, como no caso da cartilha Caminho Suave, que pregava a alfabetização por meio de figuras.

 

PAPÉIS EFÊMEROS: MEMÓRIAS GRÁFICAS DO COTIDIANO
Gratuita
Visitação:
10 de maio a 26 de agosto de 2018
Horário: Terça à sexta, das 9h às 21h30 | Sábados, das 10h às 21h30 | Domingos e feriados, das 10h às 18h30
Local: Sesc Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 822
Mais informações: www.sescsp.org.br