UX/UI Design de Apps

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PROGRAMAÇÃO:

Dia 25 de Março

09h30 – Os caminhos do Design Mobile
Experiência Mobile
Números e estatísticas Mobile no Brasil e no Mundo
Desafios e oportunidades
Responsivo x Otimizado x Híbrido x Apps nativos
Por que desenvolver um App e quais são suas vantagens e desvantagens?
Plataformas: iOS, Android e Windows Phone
10h30 – UX Mobile
Estratégia Mobile
O desafio de equilibrar os objetivos das empresas e as necessidades e expectativas dos clientes.
Métricas
Duas palavras mágicas: utilidade e entretenimento
Projetando para telas pequenas
Princípios de usabilidade Mobile
Estudos de caso: o que fazer e o que não fazer em Apps
Prática: prototipação em papel e validação com usuários

12h15 – Almoço (Intervalo para almoço)

13h30 – Design Mobile
Projetando para os dedos gordos
Contexto de uso Mobile (fritando o peixe e olhando o gato)
Affordance e Feedback
Design Flat x Skeuomorphism

14h30 – Design Patterns
Navegação (primária, secundária e persistente),
Menus (Hamburguer, Tabbar, List Menu, etc.)
Busca, ordenação e filtros.

15h30 – Coffee-Break (Intervalo para o lanche)

16h00 – Design Patterns
Formulários: Login, cadastro, Multi-Step, Checkout, busca e formulários longos.
Erros, Feedbacks, Dialogs
Onboarding experience: Instruções iniciais (WalkThrough) tutoriais, permissões (Push, Geo localização, câmera, etc.).

Dia 26 de Março

09h30 – Sketch 3
Por quê e como usar?
Na prática: Desenvolvimento de interfaces para uma aplicação nativa Android e IOS, fazendo uma abordagem geral sobre o programa, suas principais funções e ferramentas.

10h45 – Device metrics
Conceitos gerais de resoluções para aplicações nativas e híbridas.
Na prática: Vamos exportar os assets criados no Sketch 3 e prepara-las para as aplicações Android, IOS, e Multiplataformas focadas em Games.

12h00 – Almoço (Intervalo para almoço)

13h30 – UX Prototyping Tools
Principais ferramentas de prototipação de Apps: prós e contras
Invision e Principle, quando e como usá-los?
Na prática: Vamos desenvolver um protótipo real usando as telas criadas, com animações em elementos da interface e transições de telas.

15h30 – Coffee-Break (Intervalo para o lanche)

16h00 – Front End Mobile Apps
Por quê o Designer e não o desenvolvedor?
Na prática: Vamos fazer uma abordagem geral de como preparar layouts dentro do Android Studio, Xcode e Unity 3D.

18h00 – Conclusão (Dúvidas finais sobre o curso)

INSTRUTORES
Jorge Lima
Atualmente como UI/UX Designer e Front-End Mobile Developer na Gazeus Games, trabalhou por 5 anos na Rede Globo como UI/UX Designer e Front-End Web Develper, e por 7 anos na B. Braun como UI Designer. É formado em Desenho Industrial, pós graduado em Design Digital e Desenvolvimento Mobile, está cursando uma pós em Interaction Design. Ganhador do prêmio FNAC’s Motion Design, divulgado em Cannes, e finalista do Anima Mundo Web, é apaixonado por Motion Design e Design Centrado no Usuário. Alguns de seus trabalhos em: jorgelimajr.com

Horácio Pastor Soares – @horaciosoares
Product Manager Mobile da Gazeus Games, trabalhou como PM no Hotel Urbano em 2014 e 2015 e na Videolog.tv em 2013. Especialista em User Experience Design, usabilidade e acessibilidade digital, desenvolve projetos com enfase na experiência do usuário desde 2003. Palestrante, editor de artigos e professor do MBA da FGV e FACHA das cadeiras de UX e Mobile Marketing. Faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Intranet Portal e do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/108984212955243/

 

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