VI Mostra Jovens Designers

convite-digital

De 17 de março a 2 de maio, a Biblioteca do Parque Villa-Lobos recebe a 6ª edição da Mostra Jovens Designers que tem como intuito estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Os visitantes irão conhecer de perto o trabalho dos futuros designers brasileiros e acompanhar suas ideias e inspirações. Em 2018, a edição contará com projetos nas áreas de produto, gráfico e moda.

Realizada pela Origem Produções, com patrocínio da Braskem, via Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio da Tok&Stok, a 6ª edição da Mostra Jovens Designers tem curadoria do designer Auresnede Pires Stephan (Eddy). “Esta edição reflete as transformações que o segmento da criação industrial vem sofrendo nos últimos anos. De um lado, a forte inserção dos recursos digitais nas áreas do design gráfico e, por outro, o resgate dos conceitos artesanais, das produções customizadas e a preocupação ambiental”, conta Eddy.

Tradução da identidade de um povo e da sua época, o Design é fundamental para a evolução da nação, como revela a diretora da Origem Produções, Marici Vila. “A mostra destaca de Norte a Sul, produtos que revelam as particularidades de cada região e que trazem uma grande carga de identidade local, fazendo disso um grande diferencial na nossa produção”.

Os 88 universitários selecionados vieram de 34 universidades de todo o país. Alguns já foram premiados por outras iniciativas, como Prêmio Salão Design, Talento Design Volkswagen, Inovação Fly Your (Airbus), Talentos Ceusa, Prêmio Tok&Stok, Prêmio ABRE e Desafio de Design Odebrecht Braskem.

Sobre a mostra Jovens Designers O Designer Auresnede Pires Stephan (Eddy), presente desde a primeira edição da mostra é o curador da 6ª edição. Mestre e doutorando no segmento de História, Teoria e Ensino de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Além de Eddy, fazem parte do comitê de seleção:

Ana Brum Designer pela PUC/PR, é diretora técnica no Centro Brasil Design e coordenadora geral do portal DesignBrasil.org.br. Foi delegada representante do design no CNPC/MinC.

Ademir Bueno Designer e Master em Gestão de Negócios pela FAAP- Funda- ção Armando Álvares Penteado – São Paulo/SP. É Gerente de Design e Tendências da Tok&Stok desde 1987 e palestrante sobre design e artesanato.

André Poppovic Sócio fundador da Oz Design, co-fundador da ADG Brasil, foi Coordenador Executivo das V e VI edições da Bienal de Design Gráfico ADG/Brasil e jurado no Festival Cannes Lions 2010, é Presidente da ABEDESIGN.

Mônica Evangelista Química Industrial, com Mestrado em Química de Polímeros na UFRGS e MBA executivo internacional na FIA. Experiência em áreas comercial, desenvolvimento de mercado e inovação, gestão de projetos e parcerias com universidade e startups.

Levi Girardi Designer, CEO e sócio-fundador do estúdio Questtonó, com clientes em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Vencedor do iF Design Awards por 16 vezes, 6 vezes o IDEA Awards/ USA, além do Design Preis, Red Dot, Green Good Design, IDEA Brasil e o Prêmio Design MCB.

Daniel Nishiwaki Designer e Presidente da ADP – Associação Nacional dos Designers de Produto. Premiado no IdeaBrasil 2009, participante da Fresh Form Brasil (EUA), Expositor na IDEA/Brasil 2009, Design Korea 2010 em Seul e no MCB em 2011.

Conferência Jovens Designers
Nesta edição, acontece junto à mostra, a primeira edição da Conferência Jovens Designers. A proposta é que estudantes da graduação em Design apresentem, em até 15 minutos, os trabalhos que estão desenvolvendo e que consideram interessantes para serem compartilhados.

Serão 4 apresentações por dia, de 20 a 23 de março. Ao final das apresentações, um professor convidado conduzirá as reflexões junto ao público participante. Confira os nomes já confirmados:

Dia 20/3, 10h Profa. Me. Claudia Facca, Coordenadora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Design do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Dia 21, 10h Profa. Dra. Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, Docente do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Dia 21, 15h Prof. Marcelo Kammer, Docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Dia 22, 15h Profa. Dra. Jacqueline de Castro, Docente das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), pertence ao grupo de pesquisa LaFormA – Laboratório de estudos da Forma Arquitetônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Dia 23, 15h Profa. Dra. Susy Amantini, Coordenadora dos cursos de Bacharelado em Design, Tecnólogo em Design de Moda e Tecnólogo em Design de Interiores das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), integra o Grupo de Pesquisas em Design Aplicado à Saúde.

SERVIÇO
6ª Mostra Jovens Designers
Abertura: 17 de março
Visitação: até 02 de maio
Ingressos: Entrada gratuita

http://www.jovensdesigners.com.br