Workshop: Python para designers (tipo)gráficos

Já houve um tempo em que os designers perguntavam a si mesmos: “Para quê usar um computador para projetar?”. Alguns argumentavam que o computador não era necessário para ser um bom designer.

Passou o tempo, e, atualmente, quase não há designers trabalhando sem um computador.

Software é desenvolvido principalmente por engenheiros, e não por designers. Programação dá ao designer maior controle sobre suas ferramentas, e em consequência, sobre todo o seu processo de projeto. Ela permite que o designer siga o próprio fluxo de trabalho e pense além dos recursos incluídos no software.

 

Rio de Janeiro

O workshop do Rio será realizado na Escola Superior de Desenho Industrial, de 20 a 24 de janeiro de 2014, das 9h às 18h.

Para se inscrever, preencha o formulário e aguarde o email com as instruções de pagamento.

São Paulo

O workshop de São Paulo será realizado na Casa#55, de 3 a 7 de fevereiro de 2014, das 9h às 18h.

Para se inscrever, preencha o formulário e aguarde o email com as instruções de pagamento.

Para incentivar jovens talentos estamos oferecendo uma bolsa integral para o curso de SP. Para se candidatar, preencha este outro formulário e aguarde a divulgação do resultado em janeiro.

descrição

Em 40 horas de aulas divididas em 5 dias, iremos aprender os fundamentos da linguagem de programação Python, e como usá-la na geração de gráficos 2D (utilizando DrawBot, NodeBox ou ShoeBot). Também aprenderemos a escrever scripts para automatizar a produção de fontes com RoboFab & UFO (usando RoboFont, FontLab, Glyphs ou FontForge).

O workshop é realizado primariamente em inglês. Explicações adicionais podem ser dadas em Alemão, Espanhol, Holandês, Português e Catalão.

casasin_ferreira_web_00

O workshop é ministrado por Joancarles Casasín e Gustavo Ferreira, dois designers (typo)gráficos com anos de experiência no uso de programação em Python para automatizar seus processos de projeto. Juntos eles complementam o conhecimento um do outro, e oferecem dicas e conselhos para os participantes durante o workshop.

metas

A meta é entender como código funciona, e se tornar um melhor designer através do desenvolvimento de ferramentas próprias e de um maior controle sobre o próprio processo projetual.

Participantes deverão completar o curso sendo capazes de:

Escrever pequenos e úteis ‘scripts’;

Buscar informação necessária quando for preciso escrever programas mais complexos;

Ler documentação de programas;

Ler e compreender código.

 

pré-requisitos

Não é necessário conhecimento prévio de programação. Nós iremos começar do zero, trabalhar duro, e ao final escrever pequenos e úteis ‘scripts‘.

Participantes devem trazer seu próprio laptop com permissões de administrador.

 

Mais informações em: http://pyftgd.org/br/index.html