ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica

A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, ABTG, fundada em 04 de julho de 1959, é a entidade técnica do setor gráfico, orientada ao desenvolvimento e à difusão da tecnologia gráfica no País. Certificada ISO 9001:2008 é também uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

A entidade tem como objetivos: difundir informação técnica, incentivar a pesquisa, introduzir e disseminar tendências e tecnologias no segmento gráfico nacional incentivando o debate técnico. Procura auxiliar o profissional gráfico a entender e acompanhar as rápidas mudanças no universo da comunicação gráfica, criando referências com o desenvolvimento de normas técnicas e prêmios de qualidade. A entidade engloba em seu quadro associativo técnicos gráficos, consultores, empresas gráficas, editoras, clientes e fornecedores.

Devido ao credenciamento junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, também é uma entidade normalizadora, administrando e coordenando o primeiro Organismo de Normalização Setorial (ONS 27) do Brasil, que elabora projetos de norma na área de tecnologia gráfica. Através do ONS 27 participa, também, do Comitê Técnico Internacional de Tecnologia Gráfica da ISO, TC 130.

A ABTG é hoje o principal centro de informação e desenvolvimento técnico do setor, mantendo acordos com as mais representativas entidades gráficas domundo, como a alemã Fogra, e a norte-americana GATF, além da longa parceria com a Escola Senai Theobaldo De Nigris.

Com o objetivo de estimular a qualidade, em 1991 foi criado o Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, reconhecido como o mais importante do setor no Brasil. Contemplando todos os segmentos da Indústria Gráfica, nele concorrem impressos produzidos no país, que passam pelo crivo de uma comissão julgadora formada por profissionais com reconhecido gabarito técnico, projetando no cenário internacional a Indústria Gráfica brasileira.