NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

O Encontro Nacional de Estudantes de Design  acontece todo ano desde 1991. A primeira edição aconteceu em Curitiba, reunindo e consolidando movimentos que já andavam rolando pelas faculdades de Design de todo o Brasil. Organizado por estudantes, para estudantes e sem fins lucrativos. É um evento tradicional na cena de Design, um dos maiores da América Latina. Ele acontece a cada ano em uma cidade de uma regional diferente, o que faz com que todo ano seja uma experiência única em alguma parte do país!

Aqui você encontra um breve histórico das edições do N Design:

27º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 15 a 23 de julho de 2017
Local: Curitiba/Paraná – Campus Neoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Tema: “São cinco linhas de discussão:
• Acessibilidade
• Coletividade & Autonomia
• Espaço & Corpo
• Representatividade & Empoderamento
• Popularização do Design e da Universidade.”

Mais informações: https://www.facebook.com/NDesign27/

26º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 16 a 23 de julho de 2016
Local: João Pessoa / Paraíba
Tema: “N Parahyba: Um N de muitas faces, cuja intenção é mostrar o movimento estudantil, o fazer design pra estudantes, a raiz, a raça, o suor, o trabalho, a união, a ligação entre todos os cursos do estado. Queremos fazer nascer um novo jeito de fazer N, almejamos entender o porquê do N. Para isso, nos despiremos de todas as disputas e voltaremos ao foco principal: ser/viver/fazer design.”

25º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 19 a 26 de julho de 2015
Local: Faculdades Integradas Rio Branco, no bairro da Lapa, zona Centro-Oeste de São Paulo.
Tema: “Em 2015, o N Design girou em torno de três eixos temáticos: Sociedade, Movimento Estudantil e Transdisciplinaridade.”

24º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 19 a 26 de julho de 2014
Local: Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia – Gioânia
Tema: “Mude seu estado_”

“Em sua 24ª edição, o NDesign traz o tema “Mude seu estado_”, uma analogia às possibilidades de transformação que o encontro proporciona a seus participantes, apostando na mudança de pensamento, na renovação coletiva, na dualidade do indivíduo. O evento tem visibilidade internacional e conta com a presença de profissionais e estudantes do design do Brasil e do exterior, que estão no mercado ou nele pretendem entrar, e buscam inovação, tecnologia, mudança, conhecimento, integração, realização pessoal, vínculo profissional, parcerias, sua própria identidade, liberdade, experimentações, coletividade e tantas outras coisas que definem a geração atual.

Em 2014, o encontro tem como nome N_Goiânia 2014 e ocorre de 19 a 26 de julho, na Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia. O local possui estrutura completa, com capacidade para atender a milhares de encontristas, oferecendo alojamento, Centro de Eventos para quatro mil pessoas, diversas salas de aulas para oficinas, workshops, seminários, atividades e espaços de convivência, auditórios para palestras e rede wi-fi disponível em todos os prédios. Toda a estrutura está em fase de preparação pensando na segurança e conforto dos encontristas.”


23º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: De 21 a 28 de Julho de 2013
Local: Salvador
Tema: O tema da vez é “Insira seu contexto aqui”, e a ideia é imergir os participantes em diversos contextos de diferentes culturas brasileiras, bem como promover uma troca de conhecimentos.

Com locação em Salvador, Bahia, o NDesign 2013 reuniu nomes como Bruno Porto, Henrique Nardi, José Miranda, Ari Rocha e Alexandre Costa.

22º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 15 a 22 de julho de 2012 de 2012
Local: Belo Horizonte (MG)
Tema: N Jeitos

“Sanar dúvidas, romper barreiras, unir áreas, compartilhar conhecimentos, vivenciar experiências, vencer obstáculos, agregar valores, desenvolver métodos, conectar pessoas… dar jeitos! Essa proposta visa um vínculo maior entre o encontrista e o evento, resultando em uma integração satisfatória entre as partes.

Podemos sintetizar tudo que queremos abordar no N Design BH em três pilares:

  • Foco no processo
  • Integração com outras áreas
  • Difusão do conhecimento

Tomando como base o foco no processo, o jeito, temos em primeiro lugar que o que nos interessa para este evento é as discussões, as opiniões diversas, a troca e a difusão de conhecimento. Para isso, buscaremos uma nova abordagem das atividades já consolidadas em eventos anteriores, onde quem participa da atividade tem a possibilidade de contribuir ativamente para enriquecê-la.

Queremos proporcionar novidades, projetar novas dinâmicas capazes de estimular essa troca de conhecimento, a qual não fica somente restrita ao design, mas passa também pela visão de mundo dos encontristas de todas as partes do país. O nosso tema pretende permear o evento com várias pequenas atividades que potencializem a interação entre os participantes do N. Temos ainda a pretensão de trazer pessoas de outras áreas para contribuírem para o nosso evento. Pessoas que não são formadas em design, mas que têm experiências em seus campos, podem agregar algo ao repertório dos futuros designers que participarão do evento. Esta será a hora de colocar em prática a premissa da nossa profissão: mergulhar no universo do outro para extrair informação e transformá-la em conhecimento.”

 

21º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 24 a 31 de julho de 2011 de 2011
Local: Rio de Janeiro – RJ
Tema: Aonde você pensa que vai?

“Os estudantes do país, desorientados, muitas vezes não sabem a importância de suas faculdades, do conhecimento de mercado, das relações externas e da sua real capacidade. Perdidos, formam-se profissionais desqualificados, conformados e desatualizados. Cegos, vão aos encontros de design sem saber que esses são ótimas ferramentas para ajudá-los a resolver essas questões.

Ao responder essas perguntas o estudante faz escolhas. Pensando nisso, nos baseamos na Teoria do Caos, conhecida pelo dito “O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque”. Isso significa que uma pequena escolha pode mudar toda a trajetória da vida do designer.

Tendo isso em vista, a organização gostaria que no NRio o encontrista valorize este ambiente propício a escolhas, pequenas ou grandes, com gente de todo o Brasil, rico na diversidade e oportunidades. O NDesign em si já é uma escolha, e dentro dele há uma imensidão de escolhas voluntárias e involuntárias que podem mudar o rumo da vida do encontrista, se ele participar de cabeça e coração abertos.

Por isso acreditamos que o NDesign é uma ferramenta fundamental para ajudar os estudantes a fazerem a escolha certa. Nossa proposta pretende apresentar, sempre da forma mais transparente possível, meios de orientar os estudantes naquilo que eles necessitam.”

20º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 11 a 18 de julho de 2010
Local: Curitiba – Paraná
Tema: “Imersão, por definição, é a dedicação intensa de um indivíduo a determinado assunto. Ela visa um vínculo maior entre o encontrista e o evento, resultando em uma integração e uma interação satisfatória entre as partes.A estrutura local conta com:

  • Teatro Positivo – Grande Auditório: O maior teatro do Paraná, com 2.400 poltronas;
  • Teatro Positivo – Pequeno Auditório: Com 714 poltronas;
  • 6 Auditórios: Com capacidade total para 1700 pessoas;
  • Salas de aula, laboratórios e oficinas;
  • Locais para exposições, centro de convivência;
  • Ginásio para praça de alimentação, ginásio poliesportivo e chuveiros com água quente;
  • 11 Estacionamentos.”

 

19º NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 16 a 25 de julho de 2009
Local: Pernambuco
Tema: “Manguebit”

“Enfoque no Design Social

De acordo com a Comissão Organizadora do NDesign, a CONDE Pernambuco 2009, a abordagem é inovadora. “As discussões sobre aplicabilidade e prática darão voz às comunidades e à sociedade em geral, o que vai acrescentar muito ao nosso evento e à consciência de cada encontrista, que deverá voltar a sua cidade levando novos conhecimentos, para serem difundidos e aplicados a sua realidade”, informa Felipe Caroé, coordenador da CONDE Pernambuco 2009.”

 

18° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 1 a 7 de junho de 2008
Local: Manaus (AM)
Tema: “Waty’Amá”

“O objetivo é promover a questão da maioridade – um dos significados do termo indígena “Waty’Amá”, da língua tupi-guarani. Waty’Amá é utilizado para identificar o “Ritual da Tucandeira”, uma tradição indígena que simboliza a passagem para a maioridade, como um critério de responsabilidade e amadurecimento do indivíduo.

  • Manaus é sede do 18º Encontro Nacional de Estudantes de Design (NDesign). Essa é a primeira vez que a Região Norte recebeu o evento anual, que integra estudantes, professores e profissionais da área de design e afins.
  • Desde sua primeira edição, em 1991, na cidade de Curitiba, o NDesign passou por 11 cidades das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
  • O 18º N Design pretende difundir, questionar e promover a importância do entendimento do design com a sociedade, responsabilidades para o meio ambiente e divulgar a importância da profissão para diversos nichos da população. De acordo com a organização, a meta é fazer com que a população finalmente possa “ter um conhecimento verdadeiro sobre o design”.

 

17° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 15 a 21 de julho de 2007
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis (SC)
Tema: “Agite Antes de Usar!”
16° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 1 a 8 de julho de 2006
Local: Universidade de Brasília (UnB) e Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG) Brasília (DF)
Tema: “NDesign – Aberto para Balanço”

“O tema do 16º NDesign é um trocadilho com a frase popularmente conhecida. O objetivo é fazer com que cada um se proponha e se permita uma nova maneira de ver e pensar, buscando, além de esclarecimentos, abrir-se a novos questionamentos. O tema foi subdividido em cinco “balanços”: acadêmico, profissional, científico, social e político. Cada um deles será discutido em um dos dias do evento”.

 

15° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 17 a 24 de julho de 2005
Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus do Bacanga São Luís (MA)
Tema: “PONTAPONTA”

“Proposto para discutir as diferentes faces do design através da diversidade cultural do país, além de debater temas que provocam conflitos no design brasileiro: Design de baixa tecnologia x Design de ponta; Educação x Mercado; Diversdade cultural interferindo no design; Conflitos entre profissões (Design, Arquitetura, Arte, Publicidade, Decoração, Comunicação); Sustentabilidade – o papel do designer no ecossistema”

 

14° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 18 a 25 de julho de 2004
Local: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria (RS)
Tema:  “O Design Emergente”

Observação: paralelamente ao 14º NDesign, foi realizado o 1º Cone-Sul.

 

13° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 12 a 20 de julho de 2003
Local: Casa do Conde Promovido pela FUMEC e pela Universidade do Estado de Minas Gerais  (UEMG) Belo Horizonte (MG)
Tema:  “Design por Necessidade”

 

12° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 07 a 13 de julho de 2002
Local: Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) Bauru (SP)
Tema:  Sem especificação

 

11° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 15 a 21 de julho de 2001
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife – PE
Tema:  “Educação em Design”, “Mercado de Trabalho”, “Valorização da Profissão”, “Interdisciplinaridade”

 

10° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 23 a 30 de julho de 2000
Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Salvador (BA)
Tema:  “N Passos a Frente”

 

9° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 17 a 24 de julho de 1999
Local: Universidade de Brasília (UnB) Brasília (DF)
Tema:  “Design: Reconhecer pelo Conhecimento”


8° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 19 a 25 de julho de 1998
Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – PR) Promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – PR)
Tema: “Design para Todos: vamos mostrar a cara”

 

7° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 13 a 20 de julho de 1997
Local: Faculdade de Belas Artes de São Paulo São Paulo (SP)
Tema: “Pluralidade e Diversidade do Design”

 

6° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 6 a 14 de julho de 1996
Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) São Luis (MA)
Tema: “Democratizando o Design”

Observação: O Conselho Nacional de Estudantes de Design (CONE) surge por ocasião desta edição.

 

5° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 16 a 23 de julho de 1995
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife (PE)
Tema: “Onde Estão os Criadores?” Logo do 5º NDesign 


4° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 17 a 23 de julho de 1994
Local: Faculdade da Cidade (FAC) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Rio de Janeiro (RJ)
Tema: “Qual a cara do estudante de Design Brasileiro?”

 

3° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 11 a 18 de julho de 1993
Local: Fundação Mineira de Artes Aleijadinho (FUMA), atual Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Belo Horizonte (MG)
Tema:
 “Demandas e Perspectivas” 

 

2° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 12 a 19 de julho de 1992
Local: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria (RS)
Tema: “Identidade e Sociedade”

 

1° NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design

Data: 14 a 21 de julho de 1991
Local: Centro de Criatividade de Curitiba Promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Curitiba (PR)
Tema: Sem especificação