O diferencial brasileiro

Fonte Assessoria de Imprensa Assintecal

Apresentar os diferenciais em inovação, design e tecnologia das empresas brasileiras fabricantes de materiais para o setor coureiro calçadista ao mercado peruano. Esse foi o objetivo da ação promovida pelo Footwear Components by Brasil – projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) – que levou pela primeira vez ao Peru a Materioteca.

Além de conhecer os produtos da Materioteca, entre os dias 20 e 24 de julho, os empresários locais contaram também com as consultorias da designer Melissa Sant’Ana da StartLine – incubadora que oferece aos fabricantes internacionais serviços em design e desenvolvimento de coleções, de forma virtual e presencial, visando sua capacitação e consequentemente a disseminação do design e dos materiais brasileiros.

Em seus atendimentos, a designer constatou a necessidade e a falta de acesso dos fabricantes por serviços de design, e pôde apresentar as possibilidades oferecidas pela Startline e pelos fornecedores brasileiros nesse quesito. A incubadora trouxe do Peru algumas negociações em andamento, como a Leather Corp, que pretender adquirir seus serviços nos próximos meses.

“Hoje o mercado peruano tem uma deficiência muito grande quando o assunto é design e inovação, por isso ações como essa são de extrema importância e só vêm agregar ao nosso trabalho. Hoje tive a oportunidade de entender um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento e criação de uma coleção e pretendo aprofundar esse conhecimento ainda mais. Espero que essa seja a primeira de muitas consultorias realizadas pela Materioteca e pela StartLine aqui no Peru”, conta Miguel Angel da empresa Leather Corp, que iniciou negociação para usufruir dos serviços da Startline.

Durante os cinco dias de trabalho, foram realizados atendimentos a 36 empresas vindas de Trujillo e Lima – entre elas Calimod, Innovus, Tobbex International e Luna – que buscaram nos materiais brasileiros tecnologia e originalidade. Com destaque para o interesse dos empresários por solados, adesivos, pré-fabricados e plataformas, enfeites e inovações em couro. Espera-se que através dos atendimentos realizados e materiais expostos os materiais brasileiros sejam mais conhecidos no mercado peruano, aumentando as oportunidades de contato e consequentemente as exportações para esse mercado.

A Materioteca visa à promoção dos materiais brasileiros no exterior, oferecendo um acervo de produtos inovadores, com design diferenciado e tecnologia, para que possam servir aos modelistas e empresários locais como fonte de pesquisa para a criação e desenvolvimento de coleções de calçados, bolsas, acessórios e confecções. De maneira que possam não somente conhecer os produtos, mas também utilizá-los de forma adequada oportunizando assim a geração de novos contatos.

O Footwear Components by Brasil – Os fabricantes brasileiros que integram o setor de materiais para a indústria coureiro-calçadista interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 170 empresas do projeto Footwear Components by Brasil – realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil – que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro-calçadista, que estejam estruturadas ou se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de maturidade exportadora, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência e capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail [email protected] ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/

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