Aluna do Istituto Europeo di Design recebe Prêmio Novelis por projeto de embalagem

Fonte Revista Embalagem Marca

Thaís Behar está cumprindo as últimas etapas de sua graduação em design de produto, no Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo. Estuda, em seu trabalho de conclusão de curso, o tema das embalagens como forma de reduzir o desperdício de alimentos, assunto que há tempos desperta seu interesse.

Em meio a suas atividades acadêmicas, deparou-se com a oportunidade de participar do Prêmio Novelis de Sustentabilidade, promovido pela fabricante de laminados de alumínio com vistas a estimular a inovação com o material – inclusive (mas não apenas) no setor de embalagem. Thaís inscreveu o projeto Chá Mego na categoria Arte na Lata, voltada a estudantes de design. E venceu com um projeto sofisticado, desenvolvido ao longo de um workshop ministrado no IED por Marcos Palhares, um dos sócios da Revista Embalagem Marca.

O tema proposto pela Novelis era explorar a flora e a fauna do Brasil para destacar o conceito de sustentabilidade. A estudante criou uma marca fictícia de chá e desenvolveu uma embalagem para o que seria a versão sabor laranja do produto. Sobre um galho de laranjeira, repousa uma mariquita, passarinho comum nas áreas de plantação de laranja na região de Campinas (SP).

A ilustração delicada feita à mão é combinada com uma moderna proposta de ação de realidade aumentada que usa a embalagem como gatilho. Com o uso de um smartphone, os consumidores poderiam saber detalhes sobre a ave e receber informações sobre preservação ambiental.

A parte industrial não foi negligenciada. Thaís fez todo o desenvolvimento aproveitando as possibilidades e as limitações do processo de impressão em latas de alumínio, e entregou um projeto pronto para ser colocado em linha.

Acesse www.premionovelis.com.br e saiba mais sobre o Prêmio Novelis de Sustentabilidade.

e5199231100065.5641427bb2663