CBD promove evento para discutir o papel do design na promoção dos ODS

Impulsionado pela sua recente adesão ao Pacto Global, o Centro Brasil Design promove em Curitiba o evento “Design for a better world” e reúne pessoas e instituições ligadas ao design que adotam práticas de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O encontro tem a correalização da Universidade Livre do Meio Ambiente, será gratuito, aberto ao público por meio de inscrição prévia e acontecerá dia 8 de novembro, no auditório do Sebrae/PR.

A presença internacional de Srini Srinivasan, presidente do World Design Organization (WDO – Organização Mundial de Design) trará o tema “design como ferramenta social” e mostrará como uma instituição internacional tem atuado em ações alinhadas com a iniciativa das Nações Unidas (ONU).

A programação também conta com participações de Adriana Kalinowski, (Sebrae Paraná), Maurício Noronha e Rodrigo Brenner (Furf Design Studio), Marcelo Ebert Ribeiro (YVY), Rodrigo Dângelo (DDID), Carlo Pereira (Rede Brasil Pacto Global), Waldick Jatobá (Instituto Campana), Roberto Marcelino (iCities), Aguinaldo Santos (UFPR) e Sergio Pires.

“Somos a primeira instituição de design do Brasil a participar desta importante iniciativa da ONU. Queremos enriquecer as discussões sobre os desafios dos ODS pela ótica do design e da sustentabilidade, por isso o evento trará especialistas e articuladores de políticas públicas de inclusão para elevarmos o papel do design na busca de soluções”, diz Letícia Castro, diretora superintendente do CBD.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento do Centro Brasil Design com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 13 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com cerca de 770 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

O evento tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Eletrolux. Já os apoiadores são a Rede Brasil do Pacto Global, Sebrae/PR, o Instituto Campana, Instituto Bardi, Centro Europeu, Sérgio Pires, World Design Organization, MADE, Universidade Federal do Paraná (UFPR), iCities Grupo OM, Furf Design Studio, Copel e Instituto Jaime Lerner.


SERVIÇO
DESIGN FOR A BETTER WORLD
Dia 08/11/2018 – Das 8h30 às 11h30
Sebrae/PR – Rua Caeté, 150 – Prado Velho, Curitiba – PR
Inscrições pelo link https://www.cbd.org.br/designforabetterworld/

Convite_DFBW

 

Veja também