20º Prêmio Design MCB divulga resultado

O Museu da Casa Brasileira divulgou na semana passada o resultado da 20ª edição de seu Prêmio Design – o mais importante do país na área de produto.

O Prêmio contemplou 11 designers com a premiação e oito receberam menção honrosa, em seis categorias: Mobiliário, Utensílios, Equipamentos Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção, Novas Idéias/Conceitos e Trabalhos Escritos. Duas categorias, Iluminação e Têxteis e Revestimentos, não receberam prêmios.

A cerimônia de premiação e a abertura da mostra acontecem no dia 5 de dezembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, quando também estarão em exposição 81 produtos selecionados pelo júri. A realização é do Museu da Casa Brasileira, que destinou R$ 50 mil reais para os premiados (primeiros e segundos lugares). 

Dentre os projetos eleitos estão produtos do dia-a-dia como a lavadora Superpop (foto), de Gustavo Chelles, Romy Hayashi e Bruno Castanha. Na categoria Trabalhos Escritos, o primeiro lugar foi para o livro “Análise do Design Brasileiro: entre mímese e mestiçagem”, de Dijon de Moraes. Em mobiliário, o primeiro lugar é do consagrado Sérgio Rodrigues, autor da cadeira Diz.A relação completa de premiados, bem como a justificativa do júri, pode ser conferida no site do MCB.

O júri analisou os produtos do ponto de vista do usuário e de seu bem-estar, além dos requisitos básicos de competência do desenho e do processo produtivo. “O resultado fotografa a produção industrial e suas peculiaridades diante das demandas do mercado. Ou vice e versa”, analisa Cláudio Ferlauto, que presidiu o júri.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de dezembro. A exposição será inaugurada no dia seguinte e se estende até 21 de janeiro de 2007, de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Tags: