2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design

banner_ficad3

Entre os dias 03 e 08 de novembro, a cidade de Curitiba (PR) vai sediar um dos maiores e mais importantes eventos do design brasileiro: a Semana D – Festival de Design. Realizada pelo Centro Brasil Design e pela ProDesign>pr, o evento, que acontece todos os anos, chega em sua quinta edição com o objetivo de mostrar o poder transformador do design e a presença de seus principais conceitos no cotidiano de todos. Entre as atividades oficiais do evento está o 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design (FICAD), promovido em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

O fórum, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 05 de novembro, vai abordar as diferentes formas de como as cidades podem se desenvolver, abrangendo as óticas econômicas, sociais e de inovação, sempre utilizando o Design como recurso estratégico para o Planejamento Urbano. O FICAD é voltado para especialistas em design, empresários, arquitetos, urbanistas, reitores, professores, diretores de órgãos públicos, gestores das regionais e a comunidade envolvida com o polo criativo e de inovação da cidade.

Com início previsto para às 9h, o 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design vai tratar de temas como “A Experiência do Design Participativo na Transformação de Cidades” (palestrante Jorge Montaña – Colômbia), “O Design como Instrumento no Planejamento de Cidades” (palestrante Cristian Montegu Ravinet – Chile), “Buenos Aires Creativa: De dónde venimos y hacia dónde vamos” (palestrante Enrique Avogadro – Argentina) e “Design Case Brasileiro” (Marco Aurelio Lobo). Além disso, para encerrar o FICAD, será realizada uma mesa redonda que irá reunir todos os palestrantes do evento e representantes do Centro Brasil Design, da ProDesign>pr e do IPPUC.

A Semana D 2015 será realizada no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico), com atividades nos períodos da manhã e da tarde. A participação é gratuita, porém os interessados deverão convencer a organização de que sua participação é fundamental para o evento respondendo a questão: “Por que a Semana D deve ter você como participante?”. O formulário de inscrição, assim como todas as outras informações sobre o evento, está disponível no site www.semanad.com.br.

semana d15