2º Prêmio Estampa Brasil divulga vencedores e lança exposição e livro “Alma Brasileira”

Fonte : Estampa Brasil

 

 

logonovopremio2014

 

Na noite do dia 1º de outubro, serão conhecidos os vencedores da segunda edição do Prêmio Estampa Brasil. Neste ano com o tema Verão, o concurso nacional oportunizou a estudantes, artistas, profissionais de design e outros interessados usarem a criatividade e talento na arte de produzir estampas. O evento de premiação acontece a partir das 19h, no Bourbon Shopping São Paulo, Piso Pompeia, na capital paulista, contando com a presença da curadora, a especialista em design de superfície Renata Rubim, dos seis integrantes da comissão de jurados, além dos autores dos trabalhos ganhadores e de representantes da Lojas Renner, patrocinadora do projeto.

Serão destacados o primeiro, segundo e terceiro colocados, nas qualificações estudante e profissional em cada uma das três categorias do concurso: natureza de verão, cardápio de verão, verão e movimento. Os autores das 18 estampas vencedoras receberão certificado e premiação em título de capitalização, e os primeiros colocados de cada categoria e qualificação serão agraciados também com troféu. Além disso, os 18 trabalhos vencedores compõem a Exposição Alma Brasileira, que abre no dia 1º e vai até 7 de outubro, com entrada franca no Piso Pompeia do Bourbon Shopping. As estampas também poderão fazer parte da coleção de verão 2015 da Lojas Renner.

No evento de premiação, será lançado ainda o livro Alma Brasileira 2014, que reúne os trabalhos dos 12 finalistas em cada categoria, totalizando 72 estampas (36 profissional e 36 estudante), além de entrevistas e matérias sobre design e criação de estampas. A publicação, com 208 páginas, assim como a exposição e o concurso foram idealizados com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto tem coordenação e execução da Quattro Projetos, de Porto Alegre, e patrocínio da Lojas Renner.

Em sua segunda edição, o Prêmio Estampa Brasil contou com mais de 1,6 mil estampas inscritas. “Percebemos o concurso numa crescente, tanto na qualidade técnica e defesa dos trabalhos recebidos como na qualificação dos participantes”, observa a curadora Renata Rubim. Cada participante pode inscrever até dois trabalhos por categoria. As inscrições, gratuitas, aconteceram de 24 de março a 31 de maio pelo site www.premioestampabrasil.com.br

Depois de São Paulo, a exposição segue para Salvador (BA), no Shopping Barra, de 14 a 22 de outubro, e em seguida para Porto Alegre (RS), no Shopping Iguatemi, de 28 de outubro a 2 de novembro.

A CURADORA DO CONCURSO
Renata Rubim
Especialista em design de superfície, é autora do livro “Desenhando a Superfície”, primeiro no Brasil sobre o tema. Possui diversas premiações nacionais e internacionais.

OS JURADOS
A comissão julgadora do 2º Prêmio Estampa Brasil foi formada por profissionais reconhecidos nacionalmente por sua atuação nas áreas de design de estampas e moda. O grupo participou de diversas avaliações, nos meses de junho e julho, para selecionar tecnicamente os trabalhos e chegar aos 72 finalistas e aos 18 vencedores. São eles:

Auresnede Pires Stephan (professor Eddy)
Consultor na área de design e professor, tem graduação em desenho industrial e publicidade, mestrado em educação, arte e cultura e especialização em design gráfico. Foi curador e coordenador técnico em diversas mostras e premiações, além de membro do Museu da Casa Brasileira.

Celso de Lima

Artista plástico, iniciou a carreira como ilustrador editorial. Atua como designer de estampas para padronagem de têxteis desde 1994. Estudos sobre os traçados gráficos das nações indígenas e o modernismo brasileiro impregnam seu traço, estilo e tema. Atualmente dedica-se à pesquisa e ensino do desenho de estampa, o pattern em suas várias traduções pelo mundo, ministra cursos e é multiplicador das técnicas de estamparia.

Gabriela Cirne Lima

Diretora de produto da Lojas Renner. É formada em estilismo e possui especialização em negócios de moda e MBA em gestão de varejo.

Marjorie Lemos Gubert

Graduada em publicidade e propaganda, tem formação em design de interiores e em soft furnishing na Inglaterra, e mestrado em design. Atua nas áreas de educação, comunicação social e design, em projetos sociais e arte-educação, e como designer de produtos têxteis e professora no curso de design de moda da Ulbra.

Mayume Hausen Izoguchi

Ex-diretora de criação e designer gráfica em grandes agências de propaganda, atendendo clientes de moda, é uma das pioneiras do núcleo de design de estamparia da Lojas Renner, onde atua desde 2013.

Wagner Campelo

Graduado em belas artes e pós-graduado em design de estamparia, possui mais de 20 anos de experiência profissional, com estampas comercializadas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Brasil. É designer freelancer e professor da Faculdade SENAI-CETIQT nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação.