5 bons exemplos de Design Social

A Elisa (Zi) Bonotto, do blog Design&Chimarrão, deu alguns exemplos de design social. Confira:

1. Eliodomestico, da designer Gabriele Diamanti, é um projeto open-sourced que transforma água salgada em água doce e foi projetado para pessoas em países em desenvolvimento. Produz até 5 litros/dia. Do que ele precisa? Apenas do Sol que, ao que tudo indica, continuará por lá.

2. AdaptAir foi criado por estudantes de Stanford e ajuda os pequeninos a respirar melhor propiciando uma pressão de ar positiva e consistente. O problema era que as máscaras nasais usadas não se adaptavam aos diferentes tamanhos de faces(como a AdaptAir é capaz), comprometendo o tratamento e, muitas vezes, a vida de crianças com problemas respiratórios graves. O redesenho do mecanismo ficou por conta do designer Alejandro Palandjoglou. Um belo exemplo de como o Design – e não só as profissões da saúde – pode salvar vidas.

3. O estudante de design Hikaru Imamura criou um kit básico para vítimas de desastres naturais. Batizado de Heat Rescue Disaster Recovery, o kit conta com uma bacia de metal, um manual sobre como transformar o tonel em fogão à lenha, pacotes de arroz desidratado, garrafas de água, utensílios, luvas de trabalho, toalhas e 200 porções de comida pré-cozida. Além disso, a própria embalagem de madeira pode ser usada como lenha para produzir calor. Cada tambor possui comida e água suficiente para manter 30 pessoas por 2 dias, tempo de espera estimado de que a ajuda humanitária/governamental precisaria para chegar até áreas de difícil acesso.

4. O Hippo Roller foi concebido em 1991. Hoje em dia é usado em mais de 20 países africanos e contabiliza uma ajuda a aproximadamente 300,000 pessoas. Muitas delas sofriam de problemas na coluna e no pescoço causados por carregar galões de água sobre a cabeça, por longos percursos. Com apenas 3 itens (o barril, a tampa e a alça), o projeto é extremamente simples mas beneficia diretamente populações que não tem acesso à água potável. Dois desses benefícios são a facilidade para se retirar água do barril, agora com menor desperdício; e a possibilidade de uma realizar uma boa limpeza interna, o que ajuda a evitar contaminações.

5. A missão do projeto One Laptop per Child (“Um laptop por criança”) é dar a crianças pobres e que vivem em lugares remotos não só o acesso à tecnologia mas uma eficiente ferramenta de aprendizagem. Dentre outras qualidades, o laptop é resistente à condições ambientais extremas, como altas temperaturas e umidade, e é energicamente eficiente. Foi concebido e aprimorado por diversos especialistas, contando inclusive com colaborações de profissionais brasileiros. O modelo mais recente é o XO-4 Touch. que entrou em produção em massa neste ano e possui capacidade de conexão Wi-fi e Bluetooth.

Gostou? Então confira mais no Design&Chimarrão

1 Comentário