7º P&D – Curitiba – 2006

O 7º P&D – Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design – foi realizado de 7 a 9 de agosto, em Curitiba.
O evento teve 1094 resumos submetidos e, após a fase subsequente do processo de revisão, 650 trabalhos completos submetidos. Do total de trabalhos submetidos, a maioria veio de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nesta ordem.
A distribuição dos artigos de acordo com as várias áreas estabelecias no início do processo de submissão é apresentada na figura a seguir. Ergonomia, Design Gráfico e Design Sustentável foram os três temas mais presentes no evento, seguidos de Design & Ensino, Gestão do Design e Design & Cultura.
Foram ralizados ao todo 18 mini-cursos com especialistas de todo o país e lançados oito livros específicos da área do Design, além de distribuído uma edição da Revista Estudos em Design para cada um dos participantes. Tivemos as palestras dos professores Carlo Vezzoli (Itália), Bernard Burdek (Alemanha), Cheng-Neng Kuan (Taiwan), Philip Heikdamp (Alemanha), Wan-Ru Chou (Taiwan), Lorenzo Shakespear (Argentina) e Marcelo Soares (Brasil) e Wilson Kindlein (Brasil).

Os stands não comercializados foram disponibilizados para os cinco mestrados em design credenciados pela Capes e para cada um dos cursos de design representados no Comitê Organizador. Além disto, associado as atividades durante o evento, foram divulgados em todo os cursos de Design do país um total de 5.000 cartazes/folders, 18 newsletters encaminhados para mais de 10.000 profissionais e estudantes da área do design em todo o país, 10 outdoors distribuídos em toda a Curitiba e, também, programas de rádio e televisão. O resultado deste processo de divulgação foi uma participação extensa da comunidade, com cerca de 900 inscritos de todo o país.
O 7º P&D foi resultado do trabalho conjunto entre a UTFPR, UFPR, UNICENP, UTP e PUC-PR na organização, com apoio de 67 monitores.

Tags: