A história do design italiano

Fonte : GUILHERME AQUINO - Revista Casa e Jardim

Crise e criatividade caminham juntas, quase sempre. Esta é a ideia de fundo para a exposição O design italiano, além da crise. Autarquia, austeridade e autoprodução. O museu de design da Triennale de Milão abriga esta grande mostra que percorre os períodos de dificuldade econômica como anos 30, os anos 70 e, mais recentemente, a primeira década do novo milênio. Uma aula de história do desenho industrial, desde as suas origens, propõe uma viagem no tempo e uma interpretação crítica.

Peças de Gaetano Pesce, de 1973

Peças de Gaetano Pesce, de 1973

A exposição traz peças de Bruno MunariEnzo MariGio Ponti, Alessandro Mendini,Ettore SottsassGaetano PesceMaurizio Cattelan, somente para citar alguns nomes. Todos eles, de uma forma ou de outra, identificaram na crise um fator de estímulo para produzir mais e melhor, lançando desafios às empresas do setor.

A Triennale empresta seus amplos espaços para exibir os objetos – nascidos em contextos sociais e econômicos muito complexos- que entraram na vida dos italianos, e não apenas deles. A mostra investiga ainda a criação dos distritos industriais, aglomerados de galpões e fábricas e oficinas vizinhas que produziam o “know-how”, o saber, em plena recessão dos anos 70. E ela chega aos dias de hoje com a apresentação dos produtos realizados de forma inovadora.

Rullo, de Maurizio Cattelan, de 1988

Rullo, de Maurizio Cattelan, de 1988

Uma visita à mostra é mais do que uma desculpa para ir ao templo do design italiano, programa obrigatório para quem vier ao Salão do Móvel. E o público pode tocar com as mãos a excelência do desenho industrial italiano, além de quitutes e canapés da melhor gastronomia, num belo restaurante debruçado sobre o verde do parque Sempione, ideal para um piquenique.

Série Autarchy, da Formafantasma

Série Autarchy, da Formafantasma

Serviço
www.triennale.it
Data: de 3 de abril de 2014 até fevereiro de 2015

 

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Eventos/Semana-de-Design-de-Milao/noticia/2014/03/historia-do-design-italiano.html