A Nova Tendência do Flat Design. O que? Por que?

Será mesmo que esse tal de Flat Design que todos falam é a nova tendência no design? Conheça seus princípios.

Flat Design, o design plano. Com amor ou ódio, muitos comentam sobre esse novo conceito que surgiu.

Mas o que o Flat Design representa?

Essa tendência do web design é a pura simplicidade dos elementos, da clareza do layout. Se distingue por suas formas cleans e planas. O conceito funciona sem variações na estrutura do layout, como sombras, chanfros, relevo, gradientes ou outras ferramentas que adicionam profundidade. Cada elemento ou caixa é nítido e não tem arestas ou sombras. Nada realista é adicionado.

 

Mas ai você para e se pergunta… O que faz esse conceito ser funcional?

Tudo parte da hierarquia na concepção e colocação de elementos, para assim facilitar a compreensão e interação dos usuários. Por exemplo, com telas pequenas, há menos botões e opções, fazendo uma interface ser plana será relativamente mais fácil e prático de usar.

Vamos dar alguns exemplos de Flat design:

-Sem efeitos

-Simplicidade dos elementos

-Usa-se muitos elementos de interface de usuário simples, como botões e ícones. Muitas vezes são formas simples, como retângulos, círculos ou quadrados.

-Se jogue no negrito com cor em botões clicáveis para incentivar o uso. Mas não confunda elementos simples com um design simples. Os conceitos de Flat Design podem ser tão complexos quanto qualquer outro tipo de esquema de design.

-Foco na Tipografia.Nesse caso a tipografia é extremamente importante.

-O tom das fontes deve corresponder ao esquema do resto do layout. Uma fonte muito produzida pode parecer estranho em um projeto super simples.

-Podem também ser ousadas, mas de forma simples e eficiente.

-Foco na Cor. A cor pode ser o grande desafio. No Flat Design a paletas de cores, na maioria da vezes, são muito mais brilhante e mais colorido do que os de outros sites. Mas lembre-se que pra toda regra há exceções.

Os tons tendem a ser vibrante, sem matizes e tonalidades. Cores primárias e secundárias são populares. Além disso, certos tipos de cores também são usadas com freqüência. Nesta interação da tendência, cores retros – incluindo salmão, roxo, verde e azul – são especialmente populares.

-Abordagem minimalista

-Evite muita frescura na concepção geral do site. Cor e texto simples podem ser o suficiente. Se você quiser adicionar efeitos visuais, opte pela fotografia simples.