Alunos apresentam projetos inovadores no 5º Congresso Moveleiro

Fonte : Vanessa Dasko, Agência Fiep

Um puff que se transforma em uma mesa de centro e porta-objetos; um armário de cozinha que também pode virar uma prática mesa; um sofá, com baú e estante acoplados. Essas foram algumas das ideias desenvolvidas por alunos do Colégio Sesi e que foram expostas durante o 5º Congresso Moveleiro, realizado nos dias 11 e 12, no Campus da Indústria em Curitiba.

O concurso envolveu mais de 2 mil alunos dos Colégios SESI instalados no Estado. A iniciativa foi viabilizada com a  oficina de aprendizagem “Entre pregos e cavacos”, realizada neste semestre, na instituição de ensino. Apenas dez finalistas expuseram seus trabalhos durante o evento. Para chegar até o congresso, os protótipos passaram por uma avaliação que analisou o ineditismo do móvel, interesse e potencial de mercado, e uso adequado de matéria prima.

“Neste desafio, nossos alunos puderam desenvolver o empreendedorismo, a inovação e o trabalho em equipe, elaborando um projeto diferenciado para o setor moveleiro. A iniciativa tem como objetivo aproximar os alunos do mundo do trabalho e da indústria, além de mostrar novas oportunidades em diferentes setores do mercado de trabalho”, destacou a gerente de operações inovadoras do Colégio Sesi, Lilian Luitz.

congresso

Hanna Oliveira recebe o prêmio de 1º lugar no concurso

O projeto vencedor do concurso foi da equipe do Colégio Sesi de Guarapuava, que criou o Mypuff, um móvel com múltiplas funções e que pode se transformar  em uma mesa de centro, adega, petisqueira e porta-objetos. Os alunos Hanna Carolyne Oliveira e Jonas Luiz Ferdal irão viajar para a Feira de Móveis de Milão, que acontece em abril de 2015, na Itália. “Quando elaboramos esse projeto pensamos nas necessidades das pessoas, entre elas, a economia de espaço, praticidade, multifuncionalidade e simplicidade”, disse Hanna. Emocionada com o reconhecimento, a estudante do 3º ano do ensino médio disse que quer seguir os passos do pai, que é empresário do setor moveleiro.

João Vitor Martinez, que é estudante do Colégio Sesi em Maringá, fez parte da equipe que desenvolveu o Sofá BQ14. Ele conta que antes de desenvolverem o protótipo foram feitas pesquisas com alunos, professores e amigos sobre quais inovações seriam interessantes. “Utilizamos muito a disciplina de artes e de matemática para construir um sofá, que também pudesse ser um baú e uma estante. É muito interessante ver o produto final aqui no evento”, relatou.

Pensando no dia a dia das pessoas e nas residências atuais, que têm espaços limitados, Bruno Henrique Piccoli e seu grupo desenvolveram o “UtileHome”, um home que pode ser usado como sofá, mesa de centro e que tem compartimentos para objetos. “Produzimos um protótipo que não fosse só mais um móvel em uma casa, mas sim algo que pudesse ser muito útil na rotina das pessoas”, relatou Piccoli. Segundo ele, a iniciativa do Colégio Sesi auxilia os alunos a pensarem melhor na sua carreira e futuro, conhecendo os setores industriais e as diversas possibilidades.

Além do concurso no Congresso Moveleiro, os alunos do Colégio Sesi também participaram, ao longo do semestre, de bate-papos com profissionais da área e receberam a visita de empresários, que relataram suas experiências no setor moveleiro.

 

Fonte: http://www.agenciafiep.com.br/noticia/alunos-apresentam-projetos-inovadores-no-5%C2%BA-congresso-moveleiro/