Amazonas produz a mais nova publicação brasileira especializada em design

+design. Este é o nome da mais recente publicação especializada em design. O detalhe: ela é produzida não em São Paulo ou no Rio, mas em Manaus, no estado do Amazonas.A primeira edição da +design circulou em maio, com 12 páginas (cada página com 23×32 cm) coloridas e tiragem de 2 mil exemplares.De acordo com o editor-chefe do informativo, o jornalista Fabio Alencar, também responsável pela concepção da marca e do projeto gráfico, a +design surgiu no meio acadêmico. “Foi um modo de ‘matar’ dois coelhos com uma paulada só”, afirma ele. “Não havia, até então, nenhuma publicação voltada para o design no Amazonas. Ao mesmo tempo em que suprimos esta demanda, usamos o informativo como meio de arrecadar fundos para a formatura dos finalistas de Design da Faculdade Martha Falcão (Manaus-AM)”, explica.

Segundo ele, o plano é que a mesma turma dê continuidade ao projeto, assim que formada. A idéia é que o +design também seja um veículo para fortalecer a classe em Manaus, onde não há nenhum órgão representativo. “Queremos ainda ajudar a divulgar para o público leigo a conhecer, afinal, o que é esse tal de design. Esse tema, aliás, foi a matéria de capa do nosso número 1″, informa Alencar.

O informativo +design conta com a seguinte estrutura: Capa – com chamadas das principais matérias internas; Página 2 – Editorial, Expediente e a seção Gitinhas (de notas curtas); Página 3 – seção Gráfico, com matéria e artigo sobre Design Gráfico; Página 4 – seção Briefing, com entrevista com algum profissional da área; Página 5 – seção Produto, com matéria e artigo sobre Design de Produto; Página 6 e 7 – seção Parruda, com a matéria principal, em página dupla; Página 8 – seção Espia só, com outras notícias da área; Página 9 – seção Orelha seca, com as notícias do meio acadêmico; Página 10 – seção Bizú, com dicas de livros, sites e outras fontes de informação para o designer; Página 11 – seção de Classificados, onde também existe a tirinha de humor. Página 12 – seção Vô mermo! onde está a agenda de eventos e concursos. Os nomes das seções em geral fazem referência a gírias locais.O +design está com um site no ar, em fase de testes: www.revistamaisdesign.com.br

Tags: