Apple pode abandonar design do iOS concebido por Steve Jobs

Fonte

Gabriela Ruic, Exame, Grupo Abril

 

A conferência anual dos desenvolvedores da Apple, WWDC, irá começar no próximo dia 10 de junho, em São Francisco. E a maior das expectativas em relação ao evento repousa sobre a reformulação geral que a maçã anunciará para o seu sistema operacional, o iOS 7. 

Tudo indica que Jony Ive, o designer estrela da Apple e chefe da equipe responsável pelo sistema, está preparando novidades radicais para o software. O site9to5 Mac, especializado em notícias sobre a maçã, alega ter ouvido fontes que testemunharam reuniões de Ive e equipe e estariam a par das transformações que estão por vir.

Pois o novo iOS terá um visual focado em preto e branco, deixando de lado as texturas e adotando uma interface mais achatada. Em uma destas reuniões, Ive teria, inclusive, criticado a linha escolhida por Steve Jobs e Scott Forstall, polêmico ex-chefe do iOS que foi substituído pelo designer no ano passado.

A dupla era fã de desenhos que replicassem objetos reais. Basta notar como são os softwares Notas e Game Center no iOS 6: o primeiro lembra, de fato, um caderno de anotações, enquanto que o segundo exibe uma espécie de revestimento verde, como uma mesa de Cassino. Para Ive, contudo, elementos de design como estes não vão sobreviver. E é por isso que o designer teria escolhido seguir uma linha “clean”.

as estas não foram os únicos detalhes oferecidos pelas fontes ao 9to5 Mac. Confira abaixo algumas outras modificações que podem vir com o novo iOS.

Desbloquear

De acordo com os informantes ouvidos, Ive teria abandonado a icônica a barra transparente e brilhante na qual o usuário desliza o dedo para debloquear o iPhone.

O novo “debloquear” será preto e sem brilho. Existe ainda a possibilidade de aparecerem mudanças na tela na qual o dono do smartphone digita o código de segurança.

Notificações

A central de notificações também deve mudar. Ao invés da atual textura similar a couro, é possível que passe a ser um painel liso nas cores cinza e preto, com a fonte em branco.

Tela inicial e apps

As fontes informaram ainda que as mudanças que serão aplicadas a tela inicial do iOS 7 não serão tão drásticas. Além de perder o brilho e o sombreado, os apps estarão com um visual achatado e condizente com o design “preto e branco” que será instituído por Ive.

De acordo com o 9to5 Mac, cada app será redesenhado e terá uma base branca, mas cores ou temas diferentes. O Calendário, por exemplo, terá botões vermelhos, enquanto as Mensagens contarão com tons verdes.

São incertas quantas destas transformações de fato se concretizarão nas telas dos usuários. Enquanto a Apple não se manifesta em caráter oficial, designers de todas as partes do mundo têm publicado vídeos e imagens que mostram como poderá ser o iOS 7