Artista quer desenhar todos os prédios de NY

Fotos: Divulgação

Como toda metrópole, a arquitetura de Nova York muda drasticamente de um dia para outro: novos prédios surgem na linha do horizonte, destroem fachadas históricas e brigam por espaço com arranha-céus e outdoors. Mas há um lugar em que todas as construções se mantêm firmes e, acima de tudo, preservadas: o blog de um forasteiro.

O australiano James Gulliver Hancock passa seu dia rabiscando no caderno as construções da Big Apple, numa autoimposta missão apaixonada de desenhar todos os prédios de Nova York. A obsessão nasce do seu ofício – Hancock é ilustrador de profissão.

Os pontos famosos, claro, não faltam no site All the Buildings in New York, como o Empire State Building e o Chrysler Building, mas são os endereços desconhecidos do mapa que revelam detalhes poéticos e as verdadeiras paixões do estrangeiro, como as lojinhas nos térreao de prédios e os volumes rebuscados de Art-Déco.

A ambição de colocar no papel os cinco cantos da cidade já o fez traçar escadas de incêndio, pintar tijolos e desenhar janelas de cerca de 500 edifícios. A marca de Hancock já proporciona uma incursão lúdica e histórica pela arquitetura, mesmo estando distante de registrar os cerca de 1 milhão de prédios e casas que a cidade abriga. Mesmo assim, as fotos desta página são apenas uma pequena amostra do trabalho do artista. Vale a pena conhecer!