Belo Horizonte sedia o 3º Congresso Internacional de Design de Interação

Entre os dias 1º e 3 de dezembro, Belo Horizonte sedia a terceira edição do Interaction South America – IxDSA11 – Congresso Latino Americano de Design de Interação. O evento combina conversas inspiradoras e workshops voltados para o design de interação (IxD, do Inglês Interaction Design), disciplina de design ainda pouco conhecido pelo grande público mas cuja expertise já é bem conhecida e aplicada em empresas que trabalham com inovação. Por conta disso, o IxD tem se consolidado como uma abordagem fundamental na formação do designer contemporâneo. Alguns dos maiores experts nacionais e internacionais do assunto já confirmaram presença no IxDSA11 a fim de compartilhar suas experiências, tais como: Jon Kolko (Thinktiv), Mike Kuniavsky (Adaptative Path), Brian Rink (IDEO), Bill Scott (NetFlix), Mike Kruzenisky (Microsoft) e h.d.Mabuse (C.E.S.A.R).

O profissional do Design de Interação é responsável por buscar e criar soluções adequadas para as relações entre pessoas e produtos ou serviços. “Há quem pense que o profissional da nossa área é especializado em interfaces para web, mas o design de interação já ultrapassou as barreiras das interfaces bidimensionais das telas dos dispositivos moveis e dos monitores de computadores”, explica Geovane Rodrigues, um dos idealizadores do congresso em Belo Horizonte. Isso acontece porque o campo de estudo desses profissionais é essencialmente multidisciplinar e suas metodologias de trabalho podem ser aplicadas à melhoria da experiência de um usuário ao lidar com as mais diversas tecnologias. Hoje em dia, muitas grandes empresas já consideram a pesquisa em design de interação uma etapa fundamental na tomada de decisões quanto ao uso de recursos, linguagens e estratégias para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Os encontros Interaction foram Idealizados pela IxDA, associação global dedicada à prática do design de interação. Sua primeira edição ocorreu no ano de 2008, nos Estado Unidos. No Brasil, o Interaction South America aconteceu pela primeira vez em 2009 na cidade de São Paulo e na sequência Curitiba, em 2010. Agora em Belo Horizonte a maior das edições já realizadas na América do Sul apresenta uma grade de programação que busca representar o real papel do IxD para o nosso mundo, tornando-o economicamente viável e sustentável.

O Interaction South America 2011 irá contar também com apresentações de trabalhos acadêmicos, um concurso de design (Design Challenge) e uma exposição de arte interativa. Durante o evento, também vão acontecer workshops e reuniões de líderes locais da IxDA. “Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos sobre a Design de Interação e a sua prática”, conta Leandro Alves, outro organizador do congresso em BH. Seguindo este raciocínio, o IxDSA11 irá também divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa vinculados às instituições de ensino que trabalham com IxD e, dessa forma, incentivar um espaço de reflexão acerca das questões inerentes à prática do mesmo. Uma exposição de arte interativa e demos abre também espaço para trabalhos de arte e projetos conceituais na fase de prototipação funcional que apresentem conteúdo crítico, rico e utilizem da interação, tais como instalações, performances e produtos em fase de conceito. As inscrições para a apresentação de trabalhos científicos e para a exposição de arte interativa estão disponíveis no site oficial do evento, www.interaction-southamerica.org.

O IxDSA11 também contará com um nobre espaço para exposição de produtos e serviços de organizações ligadas ao tema do encontro. Será uma grande oportunidade para network, conhecimento e também para negócios.

SERVIÇO
Interaction South America 2011

1º, 2 e 3 de Dezembro – Belo Horizonte
Campus Diamantina – UniBH – R. Diamantina, 463 / Lagoinha – Belo Horizonte – MG
Site oficial: www.interaction-southamerica.org
Informações adicionais: [email protected] – (31) 2551-3294 / 9914-4317
Assessoria de Comunicação: [email protected] – (31) 2512-2536