Bienal Brasileira de Design expõe em Design Week de Milão

No próximo dia 17 de abril, o mundo da inovação volta seus olhos para a Itália, onde acontece a Design Week de Milão paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão. Tradicional evento do setor, a semana milanesa de design incluiu nessa edição, pela terceira vez, o Brasil como destaque da programação através do Brazil S/A, Lounge Brasileiro de Design e Decoração de 3600m² dedicado à produção nacional.

Dentre os diversos chamarizes da produção brasileira, no entanto, destaca-se a mostra “BRASIL: design, inovação e sustentabilidade – Um olhar sobre a Bienal Brasileira de Design 2010″. Como o próprio nome sugere, a mostra apresenta uma pequena parte da Bienal de 2010, realizada em Curitiba/PR, que teve como eixo central a inovação aliada à sustentabilidade.

De modo geral, pode-se dizer que os 16 projetos selecionados representam o melhor da produção recente do design brasileiro. Discorrendo sobre esta produção, a curadora geral da Bienal Brasileira de Design 2010, Adélia Borges, explica que “o Brasil reúne condições de liderar o processo de design sustentável no cenário mundial, pois existem no país dezenas de recursos naturais que ainda não foram suficientemente estudados e utilizados”.

Para a seleção, buscou-se atingir em cheio estes valores, por meio de produtos que contivessem não somente características inovadoras, indissociáveis e determinantes à economia atual, como também características sustentáveis, em seu sentido mais puro, ambientalmente responsável, economicamente inclusivo e socialmente justo.

Com esta seleção, nove estados foram representados. Os segmentos são os mais diversos: móveis, luminárias, jóias, bicicletas, objetos de uso pessoal, calçados e tecidos. Dentre os designers estão BettinaTerepins, Bertussi Design, Brunno Jahara, Edson Matsuo e equipe, Eduardo Queiroz, Fernando Prado, Flavia Amadeu, Mana Bernardes, Megabox Design, Marco Brajovic, Mary Design, Nara Guichon, OskarMetsavaht, Puro Amazonas, Priscila Callegari e Renata Meirelles.