Bienal Brasileira de Design Gráfico reúne maior acervo em duas décadas

A décima edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico, organizada pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, reunirá – entre 14 e 30 de Junho de 2013 em São Paulo – 444 projetos representativos do design de qualidade produzido no Brasil e/ou por designers brasileiros nos últimos quatro anos. A programação da Bienal começa com a abertura oficial da exposição dos trabalhos no Memorial da América Latina, na sexta-feira 14 de junho, a partir das 19h. Na cerimônia de abertura, o público conhecerá cerca de 70 trabalhos que foram destacados e comentados pelos jurados de 14 países. Durante o primeiro final de semana da mostra, a Bienal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promovem uma conferência com designers de todo o país e convidados estrangeiros, além de visitas guiadas e lançamentos de publicações – incluindo o catálogo da mostra, na forma de um app bilíngue para download gratuito. Até o final de junho acontecem ainda workshops, palestras, debates e encontros. Todas as atividades, incluindo a visitação à exposição, são gratuitas.

Seleção

A décima edição do evento, que acontece desde 1992, é marcada pelos superlativos – é a Bienal da ADG Brasil com a maior quantidade de projetos selecionados (as últimas três Bienais tiveram uma média de 300 trabalhos por edição) e a que convocou o maior e mais variado júri: 89 pessoas, das quais 25% vivem no exterior.A primeira etapa da seleção dos trabalhos aconteceu online, permitindo que as 1.910 inscrições fossem analisadas por um júri composto por renomados profissionais de oito estados brasileiros – como Hugo Kovadloff, Fred Gelli, Kiko Farkas, Cecilia Consolo, Ricardo Leite, Chico Homem de Melo, Fernanda Martins, Gilberto Strunck, Marcos Minini, entre outros – e países da Europa, Ásia e das Américas – como o argentino Rubén Fontana, a holandesa Nikki Gonnissen e o chinês Chen Hangfeng. A etapa final e presencial da avaliação aconteceu em São Paulo, sobre uma lista dos 725 projetos mais bem avaliados online. A seleção desta Bienal compreende projetos assinados pelas principais agências, estúdios e profissionais de design do país, além de trabalhos de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação, que se destacaram por um alto grau de qualidade e inovação.

Os projetos serão apresentados em quatro eixos: BIENAL EDITORIAL, composto por projetos de design resultados da edição de conteúdo para publicação, além de elementos deste universo, como fontes desenvolvidas para leitura; BIENAL DIGITAL, com trabalhos desenvolvidos para assimilação interativa, em movimento ou online; BIENAL PROMOCIONAL, de projetos de identificação e promoção de serviços, produtos e eventos; e BIENAL ETC&TAL, onde a comunicação visual dialoga com outras atividades projetuais, como arquitetura, design de produtos, ilustração, moda e artes em geral.

EXPOSIÇÃO + PROGRAMAÇÃO

Minas Gerais, Goiás, Paraná e Distrito Federal está confirmada também a participação de membros do júri como a curadora Adélia Borges, o especialista em políticas públicas de design Gabriel Patrocínio, e uma das maiores autoridades em design sustentável do mundo, o belga Mario Van Der Meulen.Em parcerias com a Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), a Fundação SM e o Espaço Ateliê da Galeria Marta Traba, a Bienal promove ainda palestras com artistas latino-americanos como os ilustradores e escritores Jairo Buitrago (Colômbia) e Gonzalo Cárcamo (Chile), e o fotógrafo e pintor Pedro Augusto Romero Malevini (Argentina), além de workshops de gravura com os artistas Carola Trimano e Fabio Qualio, do Atelier Olhares Impressos.No último final de semana da Bienal (28 a 30.06), acontecem ainda edições temáticas dos ciclos de palestras Encontro ADG: Bienal Digital, com apresentações de cases de design interativo, e o tradicional encontro de debates Design na Brasa: O Papel Social do Design, que promoverá uma sessão de brainstorming em prol do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo.

A 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico é uma realização da ADG Brasil e da Fundação Memorial da América Latina, com o patrocínio da Apex-Brasil e do Centro Universitário SENAC SP.

Programação Paralela

Aproveitando a Bienal como local de convergência de alguns dos maiores talentos da economia criativa do país, a Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil e Apex-Brasil realizam no sábado 15 de junho, das 9h às 15h, a Conferência 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico com a apresentação de projetos selecionados para a mostra e debates sobre as novas direções do design no Brasil e no mundo.

10ª BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO | 14 a 30.06.2013

Abertura: Sexta-feira 14.06, às 19h.

Entrada gratuita.

Visitação: De terça a domingo,

das 9h às 18h. Entrada gratuita.

Local: Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade 664

Portões 6/7, Barra Funda – São Paulo SP

tel_11.3823.4600

CONFERÊNCIA 10ª BIENAL

BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO

Sábado, 15.06.2013

Horário: Das 9h às 15h. Gratuita.

Local: Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade 664,

Portões 12/13, Barra Funda – São Paulo SP

www.bienaladg.org.br

[email protected]