Brasil conquista 190 prêmios na 21ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica

O principal evento criativo das Américas, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que em 2018 completou 21 anos, termina com um saldo bastante positivo para a publicidade brasileira. Nos três dias do evento nosso país ganhou 7 Gran Ojo (ou Grand Prix): em Gráfica, Via Pública, Media, PR, Digital & Social, Produção Digital e Creative Data. O Brasil ganhou também 52 troféus de Ouro, 61 de Prata de 70 de Bronze, o que soma 190 prêmios para o país.

Somente na sexta-feira, 2, o Brasil conquistou 50 prêmios: 1 Gran Ojo, 14 troféus de Ouro, 14 de Prata e 21 de Bronze nas categorias Filme, Produção de Áudio e Som, Via Pública, Conteúdo, Sports, Rádio, Campanhas Integradas e Terceiro Ojo. Em Melhor Ideia Latina para o Mundo, o Brasil não teve nenhum prêmio. Confira mais abaixo o rol com todos os premiados brasileiros neste último dia de festival.

EL OJO LOCAL – DESEMPENHO

Também foram revelados no último dia do festival os ganhadores do El Ojo Local – Desempenho. São as empresas e pessoas mais premiadas em 2018 no festival, por país. Na publicidade brasileira, os vencedores são:

Agência: Africa

Criativo: Sergio Gordilho (Africa)

Produtora: Saigon Filmes

Realizador (diretor de cena): Vellas

Anunciante: AmBev Brasil

 

OS MELHORES DE TODA A IBEROAMÉRICA

Um diretor brasileiro foi o mais premiado na 21ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica e conquistou o título de Diretor de Cena do Ano: Vellas, que atua na Saigon Filmes.

A Lola MullenLowe, da Espanha, foi apontada como a Agência do Ano do El Ojo 2018. Nos últimos dois anos o Brasil havia tido uma de suas agências como grande destaque do evento: em 2017 a Africa e em 2016 a AlmapBBDO foram as vencedoras de Agência do Ano. O troféu de Produtora do Ano vai para a Primo/PBA Cinema. O Criativo do Ano é o espanhol Pancho Cassis, da Lola MullenLowe. A Rede de Agências do Ano é a MullenLowe. Por fim, a Agência Independente do Ano é a El Ruso de Rock, de Madri, na Espanha. Veja abaixo os vencedores e finalistas em desempenho da Iberoamérica:

Agência do Ano

Ganhadora: Lola Mullen Lowe / Espanha

1ª Finalista: Africa / Brasil

2ª Finalista: Almap BBDO / Brasil

3º Finalista: Ogilvy Colombia / Colômbia

4º Finalista: Mercado McCann / Argentina

Criativo do Ano

Ganhador: Pancho Cassis – Lola Mullen Lowe / Espanha

1º Finalista: Sergio Gordilho / Africa

2º Finalista: Luiz Sanches / AlmapBBDO

3º Finalista: John Raúl Forero – Juan Pablo Álvarez – Mauricio Guerrero / Ogilvy Colômbia

4º Finalista: Martín Mercado – Diego Tuya – Darío Rial – Nicolás Massimino / Mercado McCann

Produtora do Ano

Ganhadora: Primo/PBA Cinema

1ª Finalista: Landia

2ª Finalista: Saigon Filmes

3º Finalista: Rebolucion

4º Finalista: Blur

Diretor de Cena do Ano

Ganhador: Vellas, da Saigon Filmes

1º Finalista: Michele Cassis, da Primo/PBA Cinema

2º Finalista: Nico Perez Veiga, da Primo/PBA Cinema

3º Finalista: Armando Bo, da Rebolucion

4º Finalista: Dois, da Saigon Filmes

Anunciante do Ano

Ganhador: Burger King Global

1º Finalista: AmBev

2º Finalista. ElDiario.es

3º Finalista: Getty Images Brasil

4º Finalista: Coca Cola

Confira agora a lista de vencedores brasileiros deste último dia do El Ojo, por categoria, além dos cases que ganharam Grand Prix (independentemente do país). Clique aqui para ver a relação de todos trabalhos vencedores, de todos os países, em todas as categorias, durante o terceiro dia do Festival.

EL OJO FILME

Grand Prix – Who?, da Ponce, da Argentina, para Fox Premium/Fox Networks Group. Produtora: Agosto. Direção de Cena: Nacho Gayan.

 

FL5 – Produtos de higiene pessoal, beleza, medicinais e farmacêuticos BRONZE – Insônia, da We, para Patz/EMS Pharma. Produtora: Vapt Filmes. Direção de Cena: Rafael Damy. Produção de Som: Lógico Music.

 

FL7 – Automóveis, Caminhões e Motos – Peças e Acessórios

BRONZE – Pista de Teste, da AlmapBBDO, para Man Latin America Brasil/Volkswagen Caminhões. Produtora: Boiler Filmes. Direção de Cena: Dulcídio Caldeira. Produção de Som: Raw Áudio

 

FL9 – Companhias de Serviços Públicos e Privados com Fins Lucrativos

OURO – La caída, da W/McCann, para Hospital do Câncer de Barretos. Produtora: Zombie Studio. Direção de Cena: Paulo Garcia. Produtora de Som: Loud

FL11 – Meio de Comunicação e Publicações

PRATA – Acidentes, da EnergyBBDO, para CBN. Produtora: Saigon Filmes. Direção de Cena: Silvio Cunha.

FL20 – Produtos & Serviços

OURO – La Pelicula echa a la medida, da AlmapBBDO, para Man Latin America/Volkswagen Caminhões. Produtora: Your Mama Filmes. Direção de Cena: Filippo Capuzzi Lapietra. Produtora de Som: Punch Áudio.

FL25 – Comerciais com 60 Segundos de Duração

PRATA – Cliff, da Y&R Brasil, para Athos GLS Network Group. Produtora: Hungry Man. Direção de Cena: Carlão Busato. Produtora de Som: A9 Áudio

 

FL28 – Conteúdos Até 3 Minutos de Duração

BRONZE – Trilho, da CP+B Brasil, para Johnnie Walker. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Ian Ruschel. Produtora de Som: Satélite Áudio

 

FL29 – Conteúdos Até 20 Minutos de Duração

OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slickland. Direção de Cena: Squarehead. Produtora de Som: Punch Áudio

BRONZE – Round 2, da CCXP (Comic Com Experience), para CCXP 17. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Alaska. Produtora de som: Satélite Áudio

 

FL30 – Outras Telas

BRONZE – Vai na brasileiragem, da Wieden + Kennedy SP, para Nike Brasil. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Ian Ruschel. Produtora de som: Evil Twin Music

 

 

EL OJO PRODUÇÃO DE ÁUDIO & SOM

 

Sem ganhador de Grand Prix

 

PS1 – Uso de Música Original

PRATA – Teu Samba, da Santa Clara M&C Saatchi, para Ballantines/Pernod Ricard Brasil. Produtora: DaHouse/Latina Estúdio. Direção: Lucas Mayer e Íris Fuzaro.

BRONZE – La caída, da W/McCann, para Hospital do Câncer de Barretos. Produtora: Zombie Studio. Direção: Paulo Garcia. Loud

 

PS2 – Música Adaptada

OURO – Samba Sem Censura, da AlmapBBDO, para Antarctica/AmBev Brasil. Produtora: Bando Studio. Direção: Ale Charro. Produtora de Som: Punch Áudio

BRONZE – O é Seu, da TBWA Media Arts Lab SP, para iPhoneX/Apple Brasil. Produtora Primo/PBA Cinema. Direção de Cena: Rog Souza. Produtora de Som: Mugshot

 

 

EL OJO VIA PUBLICA

 

Grand Prix – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

 

 

VP7 – Recreação, Moda, Viagens & Turismo

PRATA – O Alfabeto do Verão, da AlmapBBDO, para Havaianas/Alpargatas Brasil

 

VP9 – Bem público e mensagens governamentais

PRATA – Pais, da Y&R Brasil, para Greenpeace Brasil

 

VP10 – Formatos não convencionais

PRATA – Sacred Posters, da Dentsu Brasil, para Restaurante Pobre Juan

BRONZE – Transmissão número 1, da Lápis Raro, para Brahma/AmBev Brasil

 

VP13 – Cartazes

OURO – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.

 

VP14 – Telas Digitais

OURO – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil

PRATA – Instagram Menu, DM9DDB, para McDonalds Brasil

PRATA – The Route, da Y&R, para JCDecaux Brasil

BRONZE – Volvo Live Reviews, da Grey Brasil, para Volvo XC60/Volvo Brasil

 

 

EL OJO RÁDIO

 

Sem ganhador de Grand Prix

 

RA10 – Uso não convencional da mídia tradicional

BRONZE – Replay em Alta Definição, da MullenLowe Brasil, para Casa & Vídeo

 

RA11 – Uso não convencional de plataformas de áudio/som

BRONZE – First Aperture, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Eveil Twin/Vetor Zero. Direção Gabriel Nóbrega

 

 

EL OJO CONTEÚDO

 

Grand Prix – Scary Clown Night, da Lola MullenLowe Espanha, para Burger King Global. Produtora: Only 925. Direção: Rodrigo Cortés

 

CT1 – Audiovisual / até 3 minutos

BRONZE – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida

 

CT2 – Audiovisual / entre 3 e 20 minutos

OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead

 

CT5 – Plataformas Digitais e Sociais

OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead

PRATA – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico

 

CT6 – Influencers & Celebridades

OURO – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico

 

CT7 – Co-Criação e Conteúdo Gerado pelo Usuário

OURO – Essa Coca é Fanta, da David SP, para Coca-Cola Brasil. Produtora: Landia. Direção: Veronica Von Honefeld

BRONZE – Hermeto – made of music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo. Direção: Santi Dulce

 

CT8 – Experiência de Marca

OURO – Essa Coca é Fanta, da David SP, para Coca-Cola Brasil. Produtora: Landia. Direção: Veronica Von Honefeld

BRONZE – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil

 

 

EL OJO SPORTS

 

Grand PrixSuper Promo Eliminatórias, da David Buenos Aires/Argentina, para Nissan Argentina. Produtora: Huinca Cine. Direção: Andy Shakespear

 

SP1 – Meios Audiovisuais

PRATA – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida

 

SP5 – Plataformas sociais e influencers

OURO – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico

BRONZE – #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil. Produtora: Sentimental Filmes. Direção: Marcello Lima. Produtora de Som: Raw Áudio

BRONZE – The neymarless sponsorship, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes. Direção: Dois. Produtora de Som: Satelite Áudio

 

SP6 – Ações e Instalações no Espaço Público

BRONZE – History lines, da Lew’Lara\TBWA, para Museu do Futebol. Produtora: Bossa Nova Filmes. Direção: Joca-Georgia Guerra Peixe.

 

SP7 – Patrocínios e eventos

PRATA – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil

PRATA – The neymarless sponsorship, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes. Direção: Dois. Produtora de Som: Satelite Áudio

BRONZE – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida

 

SP8 – Excelência na experiência de marca

PRATA – History lines, da Lew’Lara\TBWA, para Museu do Futebol. Produtora: Bossa Nova Filmes. Direção: Joca-Georgia Guerra Peixe.

BRONZE – The grand finale, da Publicis Brasil, para Heineken Brasil.

 

 

EL OJO CAMPANHAS INTEGRADAS

 

Grand Prix – Scary Clown Night, da Lola MullenLowe Espanha, para Burger King Global. Produtora: Only 925. Direção: Rodrigo Cortés

 

CI1 – Alimentos e Bebidas

OURO – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil

 

CI8 – Institucional e Imagem Corporativa. Apoios e Patrocínios. Responsabilidade Social Empresarial

OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead

BRONZE – Human Guides, da AlmapBBDO, para Pedigree/Mars Brasil. Produtora Bando Studio / Cabaret Studio. Direção: Ale Charro / Lucas Rangel

BRONZE – Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Direção: Nixon Freire

 

 

EL TERCER OJO

 

Sem ganhador de Grand Prix

 

PRATA – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil

 

 

MELHOR IDEIA LATINA PARA O MUNDO: Não há case brasileiro ganhador de troféu nessa competição.

 

SOBRE O EL OJO DE IBEROAMÉRICA

 

O El Ojo de Iberoamérica é o primeiro festival internacional com um critério e um olhar latino para a criatividade, a comunicação e o entretenimento. Em cada uma de suas edições, e por 21 anos, o El Ojo reúne o talento e o espírito latino, o projetando e integrando ao mundo. As chaves do sucesso encontram-se nos pilares que deram origem ao festival: capacitação, inspiração, encontro de profissionais criativos, reconhecimento dos melhores trabalhos e dos profissionais e empresas que os criam. Enfim, o El Ojo de Iberoamérica é um dos principais incentivos para que a indústria da comunicação latina cresça ano após ano e se consolide como referência mundial em criatividade. A cada ano, o El Ojo impulsiona os limites do talento, da criatividade e da comunicação latina, promovendo o fortalecimento e o crescimento dessa indústria na região e no mundo. O El Ojo olha além e consolida-se como o lugar por excelência para que profissionais do mercado se encontrem, fortaleçam laços e troquem experiências, além de ser uma importante plataforma para projetar talentos latinos para além das fronteiras regionais.