Brasil tem dois premiados no iF Concept Design Award 2012

O mais importante prêmio acadêmico de design no mundo anunciou dois projetos brasileiros premiados, dentre os cem internacionalmente definidos como excelência em design. Inscritos com apoio do programa Design Excellence Brazil, ambos os trabalhos, desenvolvidos em Curitiba, estavam entre os 228 finalistas inscritos nacionalmente para concorrer ao iF. Os estudantes responsáveis pelos projetos premiados cursam design na mesma instituição, a Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Roger Mafra Burda desenvolveu individualmente um produto direcionado para a área médico-hospitalar: o ‘esfignomanômetro Hand – Brassard’ é um bracelete que facilita a auto-colocação por idosos através de um sistema bate-enrola, e para os profissionais da saúde, facilita o transporte uma vez que pode ser levado como bracelete, tornando-se uma braçadeira com distintivo.

 

O outro projeto premiado foi desenvolvido pela dupla Cleber Niels e Rodrigo de Freitas Wolf, que criou um equipamento para diagnóstico veterinário. Com o ‘condensador do exalado respiratório equino’, as informações do sistema respiratório de animais equinos – como os cavalos – são condensadas e transformadas em amostras líquidas para uma análise mais rápida, barata, limpa e menos invasiva.

Depois da premiação no mais importante prêmio acadêmico de design no mundo, os estudantes agora devem colher os frutos com o reconhecimento profissional que vem junto a um selo iF. “O iF Concept Design Award é a prova de que você pode ser o criador da sua própria realidade, é o poder de transformar o mundo com ideias”, afirma o premiado Roger Mafra. “Precisamos de incentivos para acreditar em nossos próprios sonhos – e o iF Design Awards é o reconhecimento e a realização de nossos sonhos”, completa o estudante.