Brasileiros ganham destaque no hall da fama dos designers

O Brasil fez bonito no World Design Ranking e deixou o país na 8ª posição entre os mais premiados.

O brasileiro Marcelo Lopes foi reconhecido pelo prêmio italiano A’ Design Award & Competition no DAC – World´s Leading Designers, como o segundo melhor design do mundo, na categoria “Graphics and Visual Communication Design”. Trata-se de um ranking, dividido em 76 categorias, que foi elaborado por um júri formado por renomados profissionais e membros da academia, a partir dos resultados dos premiados entre os anos de 2010 e 2014. No período, Lopes levou seis prêmios nessa categoria, ficando atrás apenas do japonês Katsumi Tamura.

O World Design Ranking destacou ainda 25 profissionais brasileiros. Nessa lista, Marcelo Lopes ficou em terceiro lugar. Ainda no Design Ranking dos 100 melhores do mundo, Lopes ocupa a 24ª posição. “Esse reconhecimento é muito gratificante, mas não apenas para mim, e sim para o design brasileiro. Estamos entre os melhores do mundo e fazer parte disso é uma honra”, afirma.

Com mais de 40 prêmios nacionais e internacionais na carreira, Marcelo Lopes se destaca no mercado graças ao seu processo criativo. Suas peças, repletas de referências lúdicas, interativas e sensoriais, são criadas para promover uma experiência positiva no cotidiano das pessoas. Ele já criou projetos para marcas como Yael Sonia Fine Jewelry, Hotéis Caesar Park, Hotéis Caesar Business, Bernardinho – técnico da Seleção Brasileira de Volei, Thais Pepe Dermatologia, Hotéis Pullman, Restaurante Agraz, Audi-Senna Imports, R.Cooper´s Jóias, H.Stern, entre outros.

Confira a lista dos designers na categoria “Graphics and Visual Communication Design” no link: http://www.designclassifications.com/design-category.php?classification=12

A lista geral está disponível em http://www.designerrankings.com/

O IUPY Sushibar & Temakeria, projetado assinado também pelo designer paulistano Marcelo Lopes, foi laureado, no último dia 18 de abril, com o prêmio Italiano A´Design Awards & Competition, principal competição internacional de design. No total, 10 mil projetos se inscreveram, mas apenas 837 foram reconhecidos, incluindo o trabalho desenvolvido por Lopes.

A projeto de branding criado pelo designer para o Iupy Sushi Bar & Temakeria, que fica na Praia Grande (SP), possui cores fortes e vibrantes, carregadas de referências ao Pop Art, que se mistura com elementos que remetem à energia brasileira, alegre e descolada, mas sem deixar de lado a compostura típica dos japoneses. Por estar localizado em uma cidade praiana, Marcelo Lopes desenvolveu um local despojado, alegre e divertido.

image description

Painéis em papelão, com frases de pensadores, interagem com o público. Elas também são impressas nas embalagens que envolvem o hashi, que, assim como todo o ambiente, também é colorido. As frases são trocadas semanalmente, que acaba gerando mais interação por parte dos frequentadores.

No mobiliário, destaque para o design das mesas com furo para suporte de sousplat. “O design inovador é resultado de um trabalho criativo e de vanguarda, com o objetivo de despertar curiosidade nos clientes e consagrar uma personalidade única ao restaurante”, explica Lopes.

O projeto também fará parte da Bienal Brasileira de Design 2015, com abertura oficial no próximo dia 15 de maio, em Florianópolis (SC).

 

Veja também