Brasileiros conquistam três iF Gold Design Awards

Fonte : Assessoria

Todos os anos, designers do mundo inteiro concorrem ao tradicional selo do iF, um dos mais prestigiados e conceituados do mercado internacional. Esse ano, entre as mais de 4.615 inscrições para o iF Design Awards 2014 25 projetos brasileiros foram premiados e três deles levaram o iF Gold, troféu entregue para os destaques entre os premiados e que representa a premiação máxima no iF. Essa é a primeira vez que três criações do Brasil são laureados com esse que é considerado o ‘Oscar’ do design mundial.

Preservativo Wingman

Preservativo Wingman

Marca da Bienal

Marca da Bienal

farm

Livro de estampas da Farm

Entre as peças nacionais premiadas com o iF Gold está o preservativo Wingman, a identidade visual da Bienal Brasileira de Design e o look book da Farm. Desenvolvido pela paulistana DI – Design Industrial Ltda, o preservativo Wingman é fabricado na cidade de Delft, nos Países Baixos. Ele foi criado para acabar com todos os inconvenientes no momento de colocar um preservativo. Composto por um clipe, ele permite que o usuário desenrole o preservativo sem tocá-lo, o que evita que o produto rasgue no contato com as unhas ou joias, além de não deixar cheiro nas mãos. Outra vantagem é que a ponta do Wingman é enrolada em torno de um dos arcos do clipe, fazendo com que ela não encha de ar. Após desenrolar o preservativo, o clipe é facilmente removido. O Wingman é distribuído através da gigante alemã Beate Uhse e está à venda nos Países Baixos, Bélgica, França, Reino Unido, Alemanha e Áustria.

Desenvolvida a pedido do Governo de Minas Gerais pela Greco Design, a identidade visual da Bienal Brasileira de Design foi outra criação nacional premiada com o iF Gold. O tema da 4ª edição da Bienal é a “diversidade brasileira” e para a criação da marca, foram tomadas como ponto de partida questões vindas do tema, como diversidade dos recursos naturais e produção industrial x artesanal, por diferentes ângulos de visão e abordagem. O fundamental era que a marca fosse tão flexível quanto as infinitas possibilidades de manifestações durante a Bienal. O resultado foi a criação de uma identidade variável, na qual duas letras “D” (uma representando o design e a outra, a diversidade) de tipos distintos se alternam, formando sempre um “B” (de Bienal). Assim, as escolhas tipográficas representam os diversos recortes apresentados nas mostras.

Olhe pra Dentro e Sorria. O livro-conceito criado para celebrar os 15 anos da FARM, marca de moda brasileira que tem como intuito traduzir o lifestyle da garota carioca, completa o time dos vencedores do Gold 2014. O catálogo de estampas é definido pela empresa como uma coleção de sonhos, surpresas e, principalmente, emoção. As cores e padrões que fizeram história na Farm e nos guarda-roupas de milhares de meninas em todo o Brasil se reencontram em novas e inusitadas combinações: a borboleta que voa de uma estampa para outra, o pescador sentado sobre as nuvens, o camuflado que se transforma em mar sem fim. O livro funciona como um registro afetivo da marca e cada página foi criada como um convite à inspiração.

O prêmio foi entregue durante o iF Design Awards Night, em uma cerimônia na Alemanha, no dia 28 de fevereiro, que aconteceu em paralelo à Munich Creative Business Week, uma semana onde a cidade de Munique respira design. A Semana de Design vai até o dia 02 de março. Posteriormente, os projetos são expostos em Hamburgo e publicados no e-book do iF – livro que fica disponível para download, e os trabalhos premiados são inseridos na exposição online do prêmio, que recebe cerca de 200 mil acessos únicos por mês.

 

O iF Design Awards: Desde 1953, o iF tem se destacado entre as maiores e mais reconhecidas instituições de design do mundo. Dentre suas atividades o destaque está nas premiações conhecidas como IF Design Awards, que acontecem anualmente. O selo iF – que  é mundialmente conhecido – é   sinônimo de qualidade e excelência. A premiação é composta por três diferentes prêmios: iF Product, iF Communication e iF Packaging Design Award.