Brasileiros estão entre os vencedores do principal prêmio de design da Europa

Pelo sétimo ano consecutivo o Brasil está entre os premiados do iF Product Design Award 2010, que abre sua exposição em Hannover, Alemanha, no dia 2 de março, em paralelo a Cebit, maior feira de tecnologia do mundo. Na edição deste ano, o júri internacional consagrou 778 produtos, de 39 países.

Os oito brasileiros vencedores desse prêmio, considerado uma vitrine do design mundial, concorreram com apoio do programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil), cujo objetivo é alcançar o reconhecimento da produção nacional no exterior.

Já confirmaram presença na abertura da exposição os designers do escritório curitibano Art Office Design, ganhador com o projeto de interação com o público consumidor Nike Holiday, e os profissionais da Electrolux, empresa que venceu com a linha de refrigeradores Infinity.

Na lista dos brasileiros premiados, também figura o designer Fernando Prado, da Lumini, reconhecido pela sexta vez com o selo iF, dessa vez com a luminária de piso Lift. Completam o time de destaques nacionais: a Bola 8, da Penalty; a escova de dentes Plus, da Condor; o ônibus Panorâmico DD, da catarinense Busscar; a bengala Erlanger, da marcenaria paulista Mendes-Hirth; e o anel Reflexo, do designer de joias carioca Adalberto Antonio de Amorim.

Há 55 anos, o iF Design Awards reconhece o que há de melhor no design mundial e é considerado o mais importante prêmio do setor na Europa. O júri é formado por profissionais de renome internacional. Os eventos do iF acontecem junto à principal feira de tecnologia de Hannover, Alemanha, a Cebit, que estima receber mais de 300 mil pessoas de março a agosto. Durante esse período os produtos vencedores do iF Product estarão em exposição. A partir do dia 2 de março também será possível visitar a mostra virtual dos premiados pela página www.ifdesign.de/exhibition_index_e.

iF Concept Award

 

No dia 4 de março, também em Hannover, serão conhecidos os vencedores do iF Concept Award, premiação que destaca os melhores projetos de estudantes. Na edição anterior, o Brasil teve quatro trabalhos premiados. Este ano, 101 projetos brasileiros disputam o prêmio.

DEBrazil

 

O sucesso do design brasileiro no iF Design Awards tem uma marca: o Design Excellence & Brazil (DEBrazil). Sob a coordenação pelo terceiro ano consecutivo do Centro de Design Paraná, o Programa promove o reconhecimento internacional do design brasileiro e difunde no país uma cultura de exportação de produtos de valor agregado. A iniciativa, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), oferece desde 2003 apoio financeiro, técnico e logístico para a inscrição de produtos e projetos brasileiros no prêmio europeu, além de divulgação dos premiados.

Para saber mais sobre o DEBrazil visite www.designbrasil.org.br/debrazil.

Assessoria de imprensa DEBRazil
INTERACT Comunicação Empresarial
413079.2719
Jornalista responsável:
Juliane Ferreira – 41 9997.2971

[email protected]

 

 

IF PRODUCT DESIGN AWARD 2010

Saiba mais sobre os produtos brasileiros premiados

 

1 – Linha Infinity (refrigeradores)
O design da linha Infinity foi elaborado para oferecer inúmeras possibilidades de organização interna de seus refrigeradores. Para isso, foram desenvolvidas, além de prateleiras retráteis, compartimentos móveis e com alças para serem levados à mesa. Os refrigeradores contam com um exclusivo painel de controle para o Ice Maker, que produz gelo automaticamente, e para o Espaço Express, desenvolvido para gelar mais rapidamente bebidas e alimentos. Outro ponto marcante do projeto foi a preocupação com a higiene, por meio do desenvolvimento de um dispenser de água giratório, que fica protegido quando não está em uso.
Empresa: Electrolux Industrial Design Center Latin America – Curitiba, Estado do Paraná
Design: Electrolux do Brasil – Curitiba, Estado do Paraná

2- Nike Holiday (projeto de interação com o público)
O projeto buscou a interatividade por intermédio da interferência do consumidor, que coloriu adesivos em estruturas dispostas nas vitrines de estabelecimentos comerciais da marca. A ideia propiciou ao público, formado por jovens de 17 a 24 anos, customizar a campanha por meio de canetinhas coloridas. O sucesso de interação da campanha gerou grande repercussão, sendo preciso, em alguns casos, fazer uma nova impressão dos painéis. Empresa: Nike do Brasil – Barueri, Estado de São Paulo
Design: Art Office Design – Alexandre Magno – Curitiba, Estado do Paraná

 

3- Escova Plus (escova de dentes)
O conceito e a criação do design em curvas da escova foram inspirados em folhas. O projeto considerou aspectos como a contribuição ao meio ambiente, com uso de menor quantidade de plástico do que a escova anterior, graças ao seu formato.
Empresa: Condor S/A – São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina
Design: Inove Branding + Design – Curitiba, Estado do Paraná

4- Lift (luminária)
Luminária de piso com apoio para parede. Possui haste em aço inox escovado e cúpula com acabamento em madeira. Seu sistema de funcionamento permite que a cúpula seja movimentada para cima ou para baixo, deslizando pela haste de fixação conforme o efeito e posição de luz desejados. Pode ser usada em alturas diferentes, para iluminação geral e difusa ou direcionada para leitura. Possui difusores translúcidos para controle de ofuscamento. Apropriada para lâmpada incandescente leitosa de 100W.
Empresa: Lumini – São Paulo, Estado de São Paulo
Design: Lumini – Fernando Prado – São Paulo, Estado de São Paulo

 

5- Penalty Bola 8 (artigo esportivo)
É a primeira bola do mundo com oito gomos. Isso significa menos junções e áreas de atrito, assim como menor resistência ao ar. Essas qualidades fazem com que a Penalty Bola 8 tenha uma excelente performance com melhor balanceamento, mantendo a sua trajetória. A Bola 8 tem absorção de 0% de água, garantida pela tecnologia Termotec (termo fusão), que mantém a parte interna da bola completamente seca e conserva o mesmo peso sob chuva intensa. O composto da superfície é extremamente elástico, utilizando substrato de poliuterano.
Empresa: Cambuci S/A – Penalty – São Roque, Estado de São Paulo
Design: Cambuci S/A – Penalty – São Roque, Estado de São Paulo 6- Bengala Erlanger (acessório pessoal)
A Erlanger é uma bengala sem a imagem de equipamento médico-geriátrico, podendo ser considerada um acessório de uso pessoal. Projetada para dar um simples apoio ao caminhar, oferece boa pega e possui borracha antiderrapante na ponta. É produzida em duas opções de altura, para perfeita adequação ao usuário, em madeira certificada ou de reaproveitamento.
Empresa: Mendes-Hirth – Barueri, Estado de São Paulo
Design: Mendes-Hirth – Fernando Mendes e Roberto Hirth, Estado de São Paulo

7- Anel reflexo (joia)
Anel em prata com bola em ouro amarelo e 30 mm de diâmetro. Utiliza o conceito de óptica geométrica, trabalhando com o reflexo total da bola de ouro na cuba polida de prata, dando a impressão de uma superfície bem maior do metal mais precioso. O anel é trabalhado com três tipos de acabamento: polido, acetinado e fresado. É banhado de ródio, exceto a cúpula. A bola de ouro é soldada a laser, dando à peça uma estrutura contemporânea.
Empresa: Aamorim – Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro
Design: AAmorim – Adalberto Antonio de Amorim – Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro

8 – Panorâmico DD (veículo automotivo)
Imponência, conforto e segurança são conceitos aplicados no redesign deste veículo. O modelo atende ao mercado de transporte de passageiros, com aplicações nos segmentos de turismo de alto padrão e linha rodoviária de média/longa distância. O exterior foi renovado, destacando-se o refinamento e o impacto visual promovidos pela grande área envidraçada e pelos retrovisores recuados. No interior, o projeto da cabine do motorista e o painel de instrumentos proporcionam ótimo espaço, conforto e ergonomia. O bem-estar dos passageiros é assegurado pelas poltronas, além de componentes e equipamentos tecnológicos.
Design: Busscar Ônibus S.A – Joinville, Estado de Santa Catarina
Empresa: Busscar Ônibus S.A – Joinville, Estado de Santa Catarina

Descubra o que pensam os brasileiros premiados pelo iF em 2010

“O Programa Design & Excellence Brazil viabiliza a participação de pequenas e médias empresas nesse que é um dos mais importantes prêmios de design do mundo.”
Fernando Prado, designer da Lumini Soluções em Iluminação, vencedor com a luminária Lift

“Todo reconhecimento é importante para nosso time: por meio de prêmios, resultados, clientes fiéis e sensação de trabalho cumprido. Um prêmio internacional vem reforçar a idéia de que o nosso design também está alinhado com as diretrizes mundiais.”
Mauricio Medeiros, sócio-fundador do escritório Art Office Design, vencedor com o projeto de interação da Nike do Brasil

“O selo iF é indiscutivelmente um grande aval para a qualidade do produto. Pode abrir portas para novos negócios, principalmente exportações. Foi o maior reconhecimento de nossa trajetória de inovação e pioneirismo no mercado de artigos esportivos. Motivo de orgulho para todo o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Penalty.”
Nilton Franco de Lima, gerente de Desenvolvimento Criativo de Bolas e Equipamentos da Penalty, vencedora com a Bola 8 

“O selo iF é o reconhecimento e valorização do produto perante os mercados nacional e internacional. Esse prêmio é muito significativo diante de nossos clientes e concorrentes. Além disso, valoriza a equipe de design, estimulando o desenvolvimento de produtos de excelência.” Adriane Shibata Santos, designer Busscar Ônibus S.A, vencedora com o veículo Panorâmico DD

“Após a notícia do prêmio, já atendi cinco ou seis pedidos motivados por essa conquista. Isso ainda antes do yearbook e do trabalho mais intenso de mídia. Estou ansioso pelos resultados. Sem dúvida, o prêmio confere um peso qualitativo muito grande ao produto.”
Adalberto Antonio de Amorin, da AAmorin, vencedor com o anel Reflexo

Veja também