Brasilidade marca presença na semana de design de Milão

Fonte Sebrae Minas Design

Mais uma vez os brasileiros fizeram bonito na Semana Internacional do Móvel de Milão. Pelos pavilhões do principal evento que acontece na capital italiana, o Salone Internazionale del Mobile, ou nos incontáveis espaços de exposições e amostras pela cidade, o FuoriSalone, marcas e designers brasileiros chamaram a atenção com uma produção eclética, multicultural, inundada por referências regionais, mescla de materiais, cores e desenho original.

Já somos a terceira maior delegação de visitação. A cada ano, cresce nosso interesse nesse importante evento que é um marco anual para o segmento de móveis e objetos.

Mas longe de apenas atrair visitantes, este ano, destacam-se as indústrias brasileiras, A Lot of Brazil, Saccaro, Butzke e Moora/Artefama, que foram as responsáveis por levar a produção seriada de móveis nacionais ao pavilhão Design, do Salone.

No Salone Satellite, espaço dedicado aos estudantes e novos talentos do mundo inteiro, o Brasil marcou presença com a participação de trabalhos de seis designers da Mostra Jovens Designers. Fernando Borges, vencedor na terceira edição do Prêmio Sebrae Minas Design, foi um dos que apresentaram suas criações. Segundo o designer:

“O Salão do Móvel concentra o que há de mais recente em design e mobiliário no mundo. Expor em um evento como este abre portas para novas oportunidades e é uma ótima maneira de divulgar o meu trabalho, trazendo visibilidade e reconhecimento internacional, levando o design brasileiro para novos territórios. Fiquei muito satisfeito com o resultado da feira, pude fazer muitos contatos e perceber que o design brasileiro tem sido reconhecido pela sua originalidade e identidade”.

Eventos paralelos como Brasil S/A, Rio + Design, MADE (Mercado. Arte. Design) chamaram a atenção, expondo a produção autoral de importante nomes dos designers brasileiros. Sergio J. Matos, expositor e vencedor do Prêmio Sebrae Minas Design na primeira edição, conta que se sente agraciado:

“Não dá para deixar passar despercebida a emoção de fazer parte de uma leva de brasileiros que desenha o nome do design contemporâneo do país aguçando a curiosidade, traduzindo identidade, despertando o respeito e talhando reconhecimento. Essa efervescência do design brasileiro marca um novo ciclo. O da produção com um DNA que encadeia referências do entorno e mapeia quem realmente somos. Dispomos do caldeirão da miscigenação que nutre a criatividade ”.

A recheada presença verde-amarela na semana de Milão é mais uma prova da qualidade dos profissionais e capacidade em trazer resultados que podem se expandir muito além dos limites regionais.

Poltrona Acaú na MADE - Palazzo Litta - Milan Design Week2

Sergio J. Matos e sua Poltrona Acaú, na MADE. Créditos Estúdio Sergio J. Matos