BRAZIL S/A CHEGA A SUA 8ª EDIÇÃO

Fonte Portal Móveis de Valor

O Brazil S/A chega a sua 8ª edição, que será realizada em Milão, paralelamente ao Salão Internacional do Móvel, que recebe cerca de 300 mil pessoas anualmente. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brazil S/A acontece na tradicional Università Degli Studi di Milano (Universidade de Milão), em uma área exclusiva de 1200 m². Este ano, Brasília terá um representante em terras italianas: o designer Marcelo Bilac, 38 anos, com o banco Cavalete. O assento da peça é de cedro proveniente de resíduos florestais e o vergalhão é reaproveitado da construção civil. No ano passado, a marcenaria de Marcelo produziu os móveis que o designer brasiliense Aciole Félix levou para Milão e, na Itália, Bilac conheceu o pessoal da organização do evento. Este ano, recebeu um convite para participar da seleção. Enviou três projetos e o banco Cavalete foi escolhido para viajar e se apresentar na Brazil S/A.

 Marcelo Bilac - designer. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Banco Cavalete, de Marcelo Bilac / Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São diversas exposições que compõem a mostra, entre elas, está a 100% Brasil, que visa responder “porque a criatividade no país é rica, cosmopolita e plural”, explica o criador e curador da exposição José Roberto Moreira do Valle. “A Design Weekend de Milão nos permite uma interação com a comunidade internacional oferecendo uma viagem na cultura e na criatividade local: o valor intangível de ideias se traduz em itens exclusivos, graças à extraordinária habilidade com o handmade e a cultural tradição produtiva”. Para tal, foram selecionados cerca de 60 profissionais brasileiros, entre designers e arquitetos, que integrarão a exposição e irão destacar as influências do design do País.

Be Brasil

Peças de 60 empresas brasileiras vão compor a mostra Be Brasil, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), reunindo desde criações artesanais até a produção realizada em sintonia entre designers e grandes indústrias. A exposição Be Brasil, instalada em parceria com o Brazil S/A, vai apresentar produtos que destacam os principais atributos do design brasileiro: criatividade, inovação e sustentabilidade.

Uma mistura de criações de designers já reconhecidos em premiações internacionais e peças de novos talentos estará representando a indústria brasileira de mobiliário, iluminação, rochas e cerâmicas.  As empresas também vão participar de rodadas de negócios com compradores internacionais, onde terão a oportunidade de negociar seus produtos. Outro ponto alto do evento será o seminário Be Brasil Talks, onde designers brasileiros vão falar sobre sua experiência na criação de produtos para o mercado internacional.