CasaE: Casa eficiente economiza 70% de energia

A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BAFS no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.

O sistema construtivo é constituído de um painel de cerâmica estrutural e a fundação de alvenaria. As paredes, piso e laje foram executados em Sistema EIFS – Exterior Insulation and Finish Systems – que consiste em placas de poliestireno expandido Neopor sobre a construção tradicional. O Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – de tijolo feito com Neopor – poliestireno expandido – foi aplicado em uma das salas. Essas inovações, além de tornarem a obra mais rápida e limpa, são responsáveis por um isolamento térmico eficiente. A economia de toda a energia necessária chega a cerca de 70%.

Sobre os materiais

O grande destaque na CasaE é seu sistema construtivo. Consiste em blocos de poliestireno expandido da BASF, sob a marca Neopor, conhecidos como Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork. As lajes também podem ser feitas desse material e apoiadas em perfis metálicos. Essas soluções proporcionam um isolamento térmico muito eficiente, por meio do qual é possível atingir uma economia de até 70% de toda a energia consumida pela casa.

Estes produtos atendem às diferentes necessidades das atividades de construção, ajudam a conservação do consumo de energia e a reduzir as contas, aumentam o conforto. Permitem ainda a rápida construção, sem comprometer o design e a arquitetura. Além disso, espumas especiais são aplicadas para o conforto acústico e térmico no interior da CasaE.

As dispersões e os pigmentos da BASF apresentam diferenciais para as tintas, vernizes, adesivos e materiais de construção aplicados na CasaE, bem como no controle da temperatura, contribuindo diretamente para a economia de energia.

Já os poliuretanos entram na CasaE na forma de soluções utilizadas para conforto térmico e redução no consumo de energia, além de oferecer compostos para construção de pisos drenantes, sob as marcas Elastocoat e ElastopaveTM, que evitam que haja acúmulo de água no piso. Os produtos químicos para construção aumentam a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água e emissões de CO2. Também estão presentes produtos voltados para revestimento, impermeabilizantes e antiderrapantes.

Para finalizar o processo de construção e oferecer cor e proteção especiais à CasaE, entram em cena as tintas imobiliárias Suvinil, marca da BASF e líder no segmento premium, e Glasurit, líder no segmento econômico e também pertencente à empresa. A Suvinil AntiBactéria será utilizada na parte interna da residência, reduzindo 99% das bactérias nas paredes, proporcionando um espaço mais protegido, que privilegia a saúde e o bem-estar. Além disso, é a única marca de tintas imobiliárias a ter aprovação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para tintas antibacterianas.

O projeto CasaE – Casa de Eficiência Energética, será uma das novidades apresentadas durante a Expo GBC Brasil, que acontece de 27 a 29 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que está em sua quarta edição e é organizado pelo Green Bulding Council (GBC), vai mostrar as últimas novidades em produtos e soluções para construções sustentáveis.