Centro Brasil Design coordena ações interativas no Festival Mundial de Criatividade – Curitiba

 

O que você mudaria na sua cidade? E no mundo? Esses são os questionamentos que o Centro Brasil Design quer provocar nos curitibanos nesta semana. Com duas ações que propõem que os cidadãos pensem nas melhorias que desejam para a comunidade, o CBD coordena o Maior Gibi do Mundo e o Workshop “ Repensando Nossa Cidade” – ações que fazem parte do Festival Mundial de Criatividade – Curitiba.

 

Após o sucesso do Maior Gibi do Mundo na Semana D – Festival de Design, em outubro, a ação volta a ser realizada, desta vez, no shopping Pátio Batel, no dia 30 de novembro, a partir das 14h. A proposta é simples: montar um grande gibi com a colaboração de crianças e adultos que estiverem passeando no Pátio Batel no sábado. Para a criação dos desenhos, serão disponibilizados materiais como giz de cera, papel e canetinhas.

Já a ação  “Repensando Nossa Cidade” colocará, no dia 27 de novembro, grandes painéis em locais públicos de Curitiba para que a comunidade sugira o que mudaria naquele local: Mais árvores?  Mais cultura? Um parquinho para as crianças? A atividade ocorrerá na Praça Rui Barbosa, Praça Tiradentes, Praça Carlos Gomes e Praça da Espanha.

No dia 30, que é quando ocorre a Première do Festival Mundial de Criatividade, esses painéis serão levados ao Pátio Batel, onde acontecerá um workshop – uma atividade de ideação que estimula a criatividade para gerar ideias de novos produtos, serviços ou novos conceitos. Lá, as grupos de pessoas que quiserem participar do workshop discutirão soluções para alguns dos desafios propostos pela comunidade na ação nas praças.

Em todas as atividades, monitores identificados do Centro Brasil Design estarão acompanhando e dando instruções aos participantes.

 

Serviço

 

Repensando Nossa Cidade

Ação nas praças: 27.11, das 08h30 às 17h30

Local: Praça Rui Barbosa, Praça Tiradentes, Praça Carlos Gomes e Praça da Espanha.

Maior Gibi do Mundo

30.11, a partir das 14h

Local: Pátio Batel – em frente ao cinema

 

Workshop: 30.11, a partir das 16h

Local: Shopping Pátio Batel – em frente ao cinema

 

Sobre o Festival

 

A ideia

Lançar a marca do primeiro Festival Mundial de Criatividade do país voltado aos negócios e ao desenvolvimento pessoal e profissional a se realizar em Curitiba, cidade que até hoje é lembrada pela sua capacidade de inovação e de ter sido vanguarda em vários setores. Em 2013, no dia 30 de novembro será feita a Première do Festival com um dia intenso de criatividade, inovação e negócios anunciando o desafio do grande evento de 2014. 

Festivais no mundo

Festivais na Europa são parte da difusão cultural, do conhecimento e da criatividade. Só na Itália são 1500 festivais por ano, de todos os temas, em toda parte, movimentando a economia, a cultura e atraindo turistas. Os festivais nos principais países da Europa atraem entre 100 a 400 mil pessoas. Festival da Criatividade – Florença, Itália – artes, design e arquitetura. São 44 mil m2, 40 países envolvidos, mais de 1600 expositores, 518 eventos, 96 horas ao vivo (na Internet) e 400 mil pessoas visitando o festival. 

Núcleos curadores

Empreendedorismo, educação, cultura, gastronomia e tecnologia.

O evento

Um evento que estimula o debate e as práticas sobre o pensar criativo e da inovação para profissionais, empreendedores, empresas, entidades, educadores, governos e a sociedade em geral. A Escola de Criatividade em um trabalho de co-realização junto a uma rede colaborativa de parceiros como a Aldeia Coworking e A Grande Escola trabalharão na concepção, curadoria e organização do evento com o apoio financeiro de organizações, potenciais patrocinadores e parceiros. Teremos o apoio de algumas empresas e entidades que sonham junto conosco – Paraná Turismo, Gastronomia do Paraná, Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Agência Curitiba S/A,  Gazeta do Povo, BandNews FM Curitiba, Elemídia,  Presença Comunicação, Tujalê Objetos Educacionais Digitais, Endeavor, WTC Curitiba, Sebrae/PR, Studio Borges Pinto, Parabolé Educação e Cultura, Impact Hub Curitiba, Aliança Empreendedora, Escola do Ator Cômico e Centro Brasil Design. A proposta é conceituar e planejar um evento em formato único e inspirador que reúna os eventos mais inovadores já existentes em Curitiba dentro da economia criativa e também debata os melhores casos de criatividade e inovação no Brasil e no mundo aplicado aos negócios e a educação envolvendo empresários, educadores, pensadores e profissionais da economia criativa para lançar um novo festival na cidade. O Festival acontecerá no Pátio Batel, um espaço novo da cidade que está alinhada com todo conceito do festival – criatividade, lazer, cultura e entretenimento.

Veja também