China verá 9ª Bienal de Design Gráfico da ADG

A partir de 14 de outubro, o Raffles Design Institute de Xangai recebe 283 projetos exibidos na 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, realizada no primeiro semestre deste ano na cidade de São Paulo. Os trabalhos brasileiros irão integrar a edição 2009 do Shanghai International Creative Industry Week, que acontece de 15 a 21 de Outubro e espera atrair cerca de 200.000 pessoas.
É a primeira vez que a China recebe a Bienal Brasileira de Design Gráfico. O público local contará com visitas guiadas em Chinês, Inglês e Português e uma série de palestras gratuitas para apresentar o design gráfico brasileiro. Entre os palestrantes estão nomes como do designer gráfico Bruno Porto, do editor da Taschen Books Julius Wiedemann e do professor da USP Luli Radfahrer.
A mostra segue para Pequim, onde integra a programação de exposições do Congresso Mundial do Icograda. O evento do o Conselho Internacional de Associações de Design Gráfico acontecerá de 24 e 30 de outubro, na Academia de Belas Artes da China, com mais de 100 palestrantes, entre eles o brasileiro Kiko Farkas, autor da Marca Brasil.
O Icograda exibirá a mostra itinerante Dingbats Brasil, apresentando um panorama da produção de alfabetos pictóricos que resgatam e registram aspectos da cultura brasileira em ” fontes ilustradas” de variados estilos e linguagens. Em Pequim, serão apresentados ainda os resultados do workshop Brazilian Chinese Hybrid Design, que será realizado por estudantes chineses e designers brasileiros em Xangai, misturando elementos visuais de ambas as culturas. * Mais fotos da Bienal Brasileira de Design Gráfico em www.flickr.com/photos/adgbrasil
 

NOTAS

Mostra de ilustrações – O prédio Joaquim Nabuco, no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo, abriga até 16 de outubro a exposição da sexta edição do IlustraBrasil!. A mostra reúne o trabalho de 104 ilustradores, com foco na comunicação de massa. A entrada é franca. O espaço fica na R. Maria Antonia, 258, Vila Buarque. Informações: www.ilustrabrasil.com.br/exposicao/

Cartazes – Inaugurada no dia 25 de setembro, a exposição “Connexions – Conexões” apresenta trabalhos de 20 artistas brasileiros e franceses, comemorando os 20 anos do Festival Internacional do Cartaz, sediado em Chaumont. Uma das tantas atividades no ano da França noBrasil, a mostra fica aberta até o dia 29 de novembro no Sesc Pompéia, na rua Clélia, 93 (Pompéia), São Paulo. Informações: www.sescsp.org.br.

Tags: