Cinco novas Cidades do Design

Fonte : Dezeen

 

Curitiba_dezeen_468_4

Curitiba

 

Além de Curitiba, quatro outras cidades de diferentes países receberam da UNESCO o título de “City of Design” no dia 01 de dezembro: Dundee, Bilbau, Helsinque e Turim.

Trata-se de um reconhecimento da contribuição das cinco cidades da indústria de design em todo o mundo – sendo cada uma delas a primeira em seus respectivos países ( Brasil, Reino Unido, Espanha, Finlândia e Itália) a conseguir a designação. O esquema tem como objetivo promover o desenvolvimento das indústrias criativas locais e fomentar relacionamentos e o compartilhamento de recursos entre as Cidades do Design.

O status de City of Design é concedido como parte da Creative Cities Network  – uma rede estabelecida pela instituição em 2004 que também reconhece contribuições para a literatura, arte, música, cinema e gastronomia.

Para alcançar o título, as cidades devem cumprir alguns critérios definidos pela UNESCO, que incluem ter uma indústria próspera alimentada por instituições de ensino e centros de pesquisa, além de grupos de criadores e designers praticantes. Apenas 12 outras cidades, incluindo Pequim, Berlim e Montreal atualmente detêm o status.

 

Fonte: Informações traduzidas do Dezeen