Coca-Cola ganha iF Gold por campanha simples e com apelo emocional

 

A Coca-Cola, uma das marcas de maior força e popularidade mundial, partiu de uma ideia surpreendentemente simples para conquistar o troféu mais cobiçado do design: o iF Gold. Usando um zoom na própria logo da marca, a ideia de Bill Biancolli – CCO da agência McCann de Berlim, contratada para realizar a campanha – era apelar para o emocional do público, evidenciando um sorriso escondido em um corte da logo. A campanha, intitulada de Open Happiness, propicia aos fãs do refrigerante uma nova leitura da marca.

No entanto, o mais provável é que você nunca tenha visto a campanha da Coca-Cola ganhadora do selo Gold no iF Communication Design Award por aí. É que a multinacional possui suas campanhas publicitárias dividas por regiões. O sorriso ganhador do prêmio foi veiculado inicialmente em Berlim. Embora remeta imediatamente à logo da Coca, o elemento surpresa vem quando Biancolli, em entrevista ao portal Design Boom, chama a atenção para o fato de que quem procurar o tal sorriso na logo certamente não o encontrará – algumas alterações foram realizadas para criar o sorriso de ouro de Open Happiness. A multinacional é muito exigente e relutante em aceitar alterações na marca – acontecem apenas quando a execução da campanha se limita ao período de três meses e somente uma vez ao ano. Mas a equipe da McCann Berlin conseguiu a façanha de convencer o cliente a fazer as alterações necessárias, mesmo que temporariamente, para a campanha em questão. “Eu propus que há felicidade a ser encontrada na logo da Coca-Cola e que com essa campanha, mostraríamos a força da logo”, conta Biancolli. Dito e feito. Quem vê o sorriso, imediatamente percebe que se trata de uma campanha do refrigerante.

Após receber a aprovação do cliente, a McCann trabalhou uma noite inteira para veicular o anúncio já no dia seguinte. A pressa não era apenas em atender uma exigência – neste caso, inexistente – do cliente. É que a equipe envolvida queria ter pôsteres distribuídos em toda a cidade já na manhã seguinte para garantir que o cliente não desistisse da ideia. “Havia uma pequena possibilidade de que os diretores da Coca-Cola voltassem atrás na decisão de aprovar a mudança na logo, então colamos cartazes por tudo, para que ficasse tarde demais para uma mudança de planos por parte do cliente”, afirma o CCO da McCann Berlin.

        Juliana Buso, representante do prêmio iF no Brasil, afirma que os jurados não tiveram dúvidas de que estavam diante de um case merecedor de um Gold quando se depararam com a campanha. “A marca da Coca-Cola é tão consolidada no mundo que, neste case, apenas de olhar para o sorriso tirado do branding já deu para saber de imediato a marca a qual o sorriso fazia a referência. Sensacional a sacada da agência McCann de Berlim”, conta. E o veredicto assinado pelo júri internacional do iF confirma o sucesso: “Maravilhoso, emocionante e altamente merecedor de um iF Gold Award”.

 

Ficha Técnica:

 

iF Communication Design Award

Campanha publicitária para a Coca-Cola

Projeto – Open Happiness

Design – McCann Berlin

Equipe: Erik Gonan, Tilo Endert, Lisa Marie Schöder, Thorsten Adenauer, Stefan Bächle, Bill Biancoli

Berlin, Alemanha.