Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design envia para Consulta Nacional nova Norma

A Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design (ABNT/CEE-219) disponibilizou à sociedade a Consulta Nacional de seu segundo projeto de norma, a ABNT NBR 16585 – Serviços de design – Diretrizes para boas práticas.

Esta Norma apresenta as boas práticas para prestação de serviços de design, que colaboram de modo decisivo no resultado final da prestação do serviço, com a redução de erros e inconsistências no resultado do projeto, aumentando sua assertividade e melhorando a organização das informações. Propõe organizar a relação entre os envolvidos na prestação dos serviços de design e incentivar a aplicação de tais práticas por designers, empresas de design, prestadores de serviços, clientes e organizações envolvidas com as diversas áreas do design.

Para acessar o projeto: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/

Pesquisa por Comitê

ABNT/CEE-219 – Serviços de design

Clique na lupa (visualizar)

Faça o login, caso não possua clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”

A data limite para votação é 22/01/2017.

Com pouco mais de um ano de atuação, a ABNT/CEE-219 foi instituída devido a uma ação de parceria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o intuito de organizar o mercado de design e padronizar os serviços, suas entregas e as expectativas dos clientes.

A Comissão já publicou a norma ABNT NBR 16516:2016 – Serviços de design – Terminologia, que fornece as definições de termos específicos utilizados nos serviços de design. Destina-se a incentivar a utilização de uma terminologia uniforme e um entendimento comum dentro deste segmento de serviço.

A ABNT, como único foro nacional de normalização e diante de uma demanda de normalização, promove reuniões de Comissão de Estudo onde estejam representados todos os envolvidos com o assunto a ser normalizado e onde eles possam, em nível nacional, discutir e estabelecer por consenso, regras diretrizes ou características para suas atividades.

A participação nas reuniões de Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para mais informações sobre a ABNT/CEE-219: [email protected].

 

São três possibilidades de voto:

– Aprovar – significa que você não tem nenhuma observação sobre o conteúdo disposto no projeto e concorda plenamente com sua publicação da forma como o projeto está apresentado;

– Aprovar com observação de forma – significa que você concorda com o conteúdo, porém identificou erros ortográficos que podem ser ajustados e devem ser indicados juntamente com o voto;

– Não aprovar com objeções técnicas – significa que você tem observações de técnicas sobre o conteúdo e deve fazer sugestõestecnicamente fundamentadas de ajuste no projeto. Essas sugestões serão avaliadas pela Comissão de Estudo, sendo que o votante será convidado a participar da reunião de Análise para possa defender suas objeções técnicas.​​

15253620_1251732834888484_793987083440323794_n