Concurso Electrolux Design Lab anuncia tema para 2013: Vida Urbana inspira soluções de design do futuro

O concurso mundial Electrolux Design Lab está de volta em sua 11ª edição. As inscrições vão até o dia 15 de março de 2013. Estudantes de design de todo o mundo estão convidados a participar e concorrer a um estágio remunerado de seis meses, além de uma premiação em dinheiro.

O desafio é apresentar ideias para uma solução de design que considera os problemas da evolução que darão forma ao nosso futuro. Este ano, o tema proposto, “Vida Urbana Inspirada”, foi influenciado pelo crescimento da urbanização, onde o espaço é limitado à medida que o número da população que deixa áreas rurais em busca de grandes centros urbanos cresce demasiadamente. A questão a ser respondida é: Qual o papel que o design pode desempenhar para garantir que estejamos preparados e equipados para esta adaptação social?

Nos anos anteriores, a competição apresentou conceitos inovadores como o filtro de ar flutuante, Aeroball; o limpador de manchas, Portable Spot Cleaner; e o dispositivo de cozinha e aquecimento portátil, The Snail. Este ano, vamos conhecer como os estudantes de design enxergam a “Vida Urbana Inspirada”.

Pela primeira vez, o Design Lab está oferecendo aos candidatos três áreas de foco para serem escolhidas dentro do tema urbanização: cozinha social, ar natural e limpeza sem esforço. Outra novidade em 2013 é que o concurso vai além da tradicional categoria “desenho industrial” e passa a incluir também “bens de consumo e serviços”.

“Para nós da Electrolux é importante ver o design a partir de uma perspectiva ampla; todas as soluções de design que melhoram os estilos de vida e os ambientes de vida de nossos consumidores são relevantes para explorarmos. É por isso que queremos expandir a competição Design Lab em 2013 e convidar ideias para produtos, acessórios, bens de consumo e serviços dentro de três principais áreas de foco para as residências do futuro: cozinha social, ar natural e limpeza sem esforço”, explica o diretor de design da Electrolux, Stefano Marzano.

 

Principais desenvolvimentos do Design Lab 2013

  • · Ampliando ainda mais os conceitos:

A proposta do estudante pode ser um produto, acessório, bem de consumo ou serviço, permitindo assim que os estudantes de diferentes áreas do design sejam criativos em sua abordagem na busca de soluções inovadoras de design para as residências do futuro.

  • · Competição on-line:

As melhores ideias serão publicadas on-line, oferecendo aos alunos e ao público a possibilidade de promover suas propostas por meio da mídia social.

  • · Processo de desenvolvimento do conceito:

A competição divide o processo de concepção em fases, permitindo que os candidatos concentrem-se em diferentes áreas ao longo do processo. O primeiro foco é a criação do conceito, depois a apresentação visual e as especificações técnicas, permitindo que as melhores propostas continuem a ser desenvolvidas durante a competição.

  • · Feedback dos profissionais da Electrolux:

Como o julgamento será realizado em diferentes etapas, apenas os melhores candidatos têm acesso à próxima fase e seguem em frente na competição. Os profissionais da Electrolux participarão do processo de seleção escolhendo as melhores propostas e irão também participar da competição dando feedback para os participantes e incentivando-os ao longo do processo.

 

A Final

 

Dentro da última etapa, oito finalistas serão convidados a participar de um evento de encerramento, onde irão apresentar as suas propostas para um júri de profissionais renomados do mundo inteiro. O júri irá considerar as propostas com base em design intuitivo, inovação e percepção do consumidor. O primeiro prêmio ganhará um estágio remunerado de seis meses em um centro global de design da Electrolux e 5 mil euros. O segundo prêmio receberá 3 mil euros e o terceiro prêmio ganhará 2 mil euros, além disso, o favorito do público escolhido por votos online será premiado com 1 mil euros.

Saiba mais sobre o Design Lab nos canais de mídia social da Electrolux:

Blog do Design Lab:

electrolux.com/electroluxdesignlab

 

Página da Electrolux no Facebook: facebook.com/ElectroluxAppliances

Twitter: twitter.com/Electrolux

Flickr: flickr.com/photos/electrolux-design-lab

Pinterest: pinterest.com/electrolux

Instagram: Instagram.com/electrolux

 

Sobre o Grupo Electrolux: A Electrolux é líder global em eletrodomésticos e aparelhos para uso profissional, vendendo mais de 40 milhões de produtos todos os anos para consumidores em 150 países. A empresa foca o trabalho de desenvolvimento de produtos em inovações cuidadosamente baseadas nos desejos e necessidades reais dos consumidores e profissionais. O portfólio Electrolux inclui refrigeradores, eletroportáteis, lavadoras de alta pressão, lava-louças, lavadoras de roupas, aspiradores de pó e fogões das marcas Electrolux, AEG-Electrolux, Eureka e Frigidaire. com 58 mil funcionários, em 2011 a Electrolux vendeu o equivalente a 102 bilhões de coroas suecas. Para mais informações acesse: www.electrolux.com.br/   www.electrolux.com/news / www.casaelectrolux.com.br

 

Veja também