Concurso Talento Design, promovido pela Volkswagen, premiou três jovens

Fonte : Revista Auto Esporte

Fonte: Revista Auto Esporte

 

 

talento design

Go-2 concept, conceito apresentado no concurso

Estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Danilo Makio Saito, de 22 anos, gostava de desenhar carros quando menino e sonhava um dia viver disso. Ou seja, uma criança como milhões de outras. A diferença é que Danilo saiu do lugar comum na sexta-feira, dia 5 de dezembro: seu projeto de mobilidade foi eleito por um júri de designers e jornalistas o melhor da 16ª edição do concurso “Talento Design”, promovido pela Volkswagen.

Dentro do tema “Carry Me”, o desafio dos participantes era criar uma forma de transporte que também possa ser carregada pelo usuário. O sistema de propulsão poderia ser qualquer um, conceitual ou viável. Da primeira leva de propostas foram selecionadas 20, que tiveram o acompanhamento de profissionais de design da VW. Os dez últimos finalistas apresentaram seus trabalhos na unidade da própria empresa, na Anchieta.

Para seu projeto Go2 Concept, Danilo desenvolveu a proposta de uma bicicleta elétrica dobrável que pode ser transportada e recarregada no próprio carro, também projetado pelo estudante. Danilo caprichou no design e na apresentação, que incluiu até o capacete do ciclista.

talento design3

V-Board, outro conceito apresentado no concurso

João Paulo Caetano, da  Universidade Federal de Minas Gerais, ficou em segundo lugar com o Projeto Hull&car, seguido de Arthur Menezes, também da  Arquitetura e Urbanismo da USP, com o Projeto V-Board.

“O Talento Volkswagen Design não é somente uma oportunidade que a empresa dá aos jovens universitários, mas também a possibilidade de gerar uma troca de experiências entre eles e a companhia. Eles trazem dinamismo, criatividade e jovialidade para a Volkswagen”, disse Gerson Barone, gerente executivo de Design & Package da Volkswagen.

O prêmio de Danilo, João e Arthur é um estágio remunerado de um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo, (SP). Muita gente revelada pelo programa acabou seguindo carreira, alguns na própria montadora, como Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up! Danilo espera chegar lá: “Hoje realizei um sonho. Os trabalhos são todos muito bons, e o meu foi escolhido. Foi bacana, pois deu para acompanhar a evolução de todos com o feed back do pessoal da Volkswagen.”

O futuro, na visão do estudante, será um sistema de transporte “mais integrado e diversificado, com opções coletivas e individuais”. Bicicletas, skates, monociclos, elétricos ou até a “jato” passearam pelos projetos dos estudantes. Diversificado, como nos sonhos de Danilo.

Hull&Car, conceito apresentado no concurso

Hull&Car, conceito apresentado no concurso

1 Comentário

  1. Diego disse:

    Não curti nenhum em comparação com o briefing do projeto! Sei de projetos que excluíram que seria muito mais interessante.