Concursos de design e prêmio de inovação movimentam início de 2005

Profissionais e estudantes de design têm chances de sobra para exibir seu talento. No Brasil e no exterior são vários os concursos com inscrições ainda abertas. Há também prêmios para empresas que investem em inovação, como o da Fimma Brasil 2005.

O portal DesignBrasil preparou uma lista com quatro concursos e prêmios nacionais e internacionais com inscrições ainda abertas. Veja outros concursos e eventos na Agenda ao lado:

Silla Latino Americana: inscrições até 28 de fevereiro

Profissionais e estudantes de design de toda a América Latina podem participar da primeira edição do prêmio de design da Feira PuroDiseño, evento da Argentina que será realizado de 1 a 10 de abril de 2005. O concurso tem como tema central a cadeira. Os inscritos podem concorrer em duas categorias: cadeiras residenciais e cadeiras profissionais, para holelaria, auditórios, restaurantes etc – exceto cadeiras para escritórios. A data limite para inscrições é 28 de fevereiro.

Na primeira etapa, os candidatos devem apresentar renderings. Serão selecionados 10 projetos de estudantes e 10 projetos de profissionais, que na segunda etapa deverão enviar protótipos. O concurso valorizará a capacidade de criação, observando os aspectos funcionais, formais e técnicos das propostas e principalmente a viabilidade de produção industrial.

Segundo a organização serão premiados os três projetos mais bem colocados em cada categoria e em cada tema. Todos os premiados receberão troféus e terão seus trabalhos expostos na feira. Os vencedores também vão ganhar 5000 pesos argentinos (profissionais) e 3000 (estudantes). Os segundos mais bem colocados também recebem quantias em dinheiro – 2000 pesos, profissionais, e 1000 pesos, estudantes.

O regulamento está disponível no site da Feira – as inscrições também podem ser feitas pelo http://www.feriapurodiseno.com.ar/ . Mais informações: [email protected]

Prêmio Abilux 2005: inscrições até 25 de fevereiro de 2005

O Prêmio Abilux Empresarial de Design, criado pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, chega à sua quinta edição em 2005, voltado à indústria e aos seus “lighting designers”, com disputas nas categorias Iluminação Residencial (teto, piso, parede e mesa), Iluminação Comercial, Iluminação Pública, Iluminação Industrial e Iluminação Monumental (fachadas e monumentos).

Para participar, os produtos inscritos deverão estar no mercado entre fevereiro de 2004 e janeiro de 2005, não ter participado de edições anteriores do Prêmio, possuir design nacional original (desenvolvimento e fabricação em território brasileiro) e atender às normas brasileiras e portarias do Inmetro. A data limite para inscrições é 25 de Fevereiro de 2005.

Serão eleitos os três melhores produtos em cada categoria. Os primeiros colocados receberão troféus, certificados e selos e os segundos e terceiros, certificados e selos. A data e local de premiação ainda não foram definidos. O regulamento pode ser acessado no site da Abilux: www.abilux.com.br. Outras informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3251-2558.

Espresso: inscrições até 31 de janeiro de 2005

A empresa illycaffè e a revista Domus, da Itália, promovem o Concurso Internacional de Idéias, competição aberta a profissionais de design, arquitetura, artistas e projetistas do mundo inteiro com até 35 anos de idade e também a estudantes de design e arquitetura.

Para concorrer é preciso enviar um projeto que apresente uma nova modalidade de cafeteria onde as pessoas possam apreciar seu café expresso. As inscrições vão até 31 de janeiro de 2005. O resultado será anunciado dia 28 de fevereiro de 2005. Serão premiados em dinheiro três projetos: o 1° lugar, com 4.000 Euros; o 2°, 2.000; e o terceiro 1.000. Serão concedidas ainda três menções especiais. Estes trabalhos serão publicados em edição da Revista Domus.

Regulamento e informações: http://www.domusweb.it/domus/espresso/avvio.cfm

Prêmio Inovação da Fimma: inscrições até 28 de janeiro

O Prêmio Inovação é promovido pela Fimma Brasil 2005, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do CGI Móveis , e a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul/MOVERGS.

A finalidade do prêmio, segundo os organizadores, é tornar a feira que acontece de 15 a 19 de março de 2005, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, RS o ambiente ideal para lançamentos no Brasil, fazendo do país um centro de referência em tecnologia, capacitação e inovação para toda a cadeia produtiva de madeira e móveis da América Latina. Além da inscrição, as indústrias participantes têm que estar com o produto exposto na Fimma Brasil. Nas modalidades Nacional e Internacional, as categorias são Máquinas, Matérias-primas, Ferramentas e Acessórios. Na duas modalidades, serão premiadas as quatro categorias.

Os critérios para julgamento são as inovações do produto em relação aos similares no mercado; que o produto deva ter um ano de comercialização; se o produto é resultado de uma adaptação e ou desenvolvimento da própria empresa; o estágio de proteção de tecnologia; benefícios à sociedade; benefícios aos funcionários; se há integração com centros tecnológicos e/ou universidades para o desenvolvimento da inovação; a inserção na cadeia produtiva de madeira e móveis e sua importância estratégica; impactos na empresa da inovação tecnológica; e os impactos em toda a cadeia produtiva de madeira e móveis.

Mais informações, regulamento e formulário de inscrição: Site da Fimma Brasil 2005: http://www.fimma.com.br/


LEIA TAMBÉM NO DESIGNBRASIL

“Está mais do que na hora de valorizarmos a brasilidade e tirar proveito do mito no design dos nossos produtos, ao invés de copiar estilos europeus que vêm demonstrando desgaste nos últimos tempos”

O mito brasileiro na visão estrangeira”, nova coluna de Inalva Corsi

Tags: