Conheça o projeto brasileiro que foi finalista do Michelin Challenge Design 2014

Fonte DesignBrasil

Duality é um veículo que nasceu com uma grande ambição: Tornar-se o primeiro carro no mundo a preencher requisitos de um fora de estrada e um veículo de corrida.

Mas como harmonizar esses dois extremos? O veículo tem quatro conjuntos compostos por dois pneus (um fora de estrada e outro para altas velocidades), duas polímeros hexagonais (para alta absorção de impacto e que fazem o papel da câmera convencional), duas rodas e seis células de energia. Além disso, uma suspensão articulada que permite ao veículo alternar entre os módulos fora de estrada e alta velocidade. Projetado pelo designer curitibano Fernando Machado, o projeto – conceitual – ganhou destaque por apresentar uma inovação no setor.

Fernando explica que as vantagens de ter o motor no interior do pneu é a possibilidade de aumentar o espaço interno da cabine e baixar o centro de gravidade assegurando maior estabilidade ao veículo. “Para proporcionar maior segurança para as pessoas ao redor do carro quando os pneus off-road estão funcionando, os de alta velocidade ficam parados e vice-versa”, explica. Como resultado, surgiu o conceito de um veículo que permite correr na alta estrada e ter a possibilidade de deixar o asfalto e saltar na lama sem atolar.

Desafios

Riscando algumas linhas num hexágono, Fernando percebeu que aquela poderia ser a vista frontal de um veículo. Seu desafio, então, foi gerar um 3D que fosse harmonioso em todos os ângulos de vista. “Outro grande desafio”, explica, “foi desenhar um carro que teria que se parecer de corrida, mas também fora de estrada”. Dois elementos principais mostraram que isso foi possível: O componente frontal com dupla função (spoiler dianteiro e quebra mato). Já a suspensão articulada joga o carro para cima dando grande ar de imponência.

Conquista 

Como o projeto tinha uma ênfase muito grande no conjunto de pneus e rodas, Machado decidiu inscrevê-lo no grande concurso internacional promovido pela Michelin em Junho de 2013. Em Novembro, foi recebida a confirmação de que era um dos 15 finalistas. No total foram inscritos mais de 900 trabalhos de 74 países. O Duality foi o único projeto brasileiro escolhido e teve como prêmio sua exposição no maior salão automotivo Norte Americano: O NAIAS – North American International Auto Show em Janeiro de 2014 na cidade de Detroit. Em março, a Yanko Design fez uma publicação exclusiva do projeto repercutindo a noticia em mais de trinta sites e blogs dando maior prestigio e visibilidade ao projeto.

Embora a ideia seja conceitual, estão sendo feitos estudos de engenharia para verificar a viabilidade técnica do projeto.

 

O DESIGNER

Fernando Machado nasceu em Curitiba no estado do Paraná e é bacharel em design de produto pela UTP – Universidade Tuiuti do Paraná (2004) e pós-graduado em Ergonomia pelo IAHCS – Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – (2012), Porto Alegre – RS. Em 2007, mudou se com a família para Caxias do Sul – RS onde iniciou sua carreira profissional como designer na empresa Agrale (fabricante de tratores, caminhões e utilitários 4×4) onde trabalha atualmente.

duality_01 duality_02 duality_03 duality_04 duality_05 duality_09

 

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto:       Duality – The Ultimate Off Road Racer

Designer:                    Fernando Machado

Descrição:                  Automóvel Off-Road (fora de estrada) e Racer (de corrida)

Ano de criação:          2013

Award:                        Finalista Michelin Challenge Design 2014 (Detroit)

 

 

Veja também

1 Comentário

  1. Pétrick gouvêa disse:

    Parabéns, muito bem projetado.