Conheça o “Visitei”, site que organiza visitas a escritórios de design

Fonte : Julliana Bauer

Ao longo dos sete anos em que trabalhou em estúdios de design, o designer Giovani Castelucci percebeu que existia um grande interesse do público em conhecer os espaços. “Vi que algumas pessoas tinham esse fetiche de ver como funciona um escritório de design, e eu sempre era o encarregado de receber os visitantes, adorava isso”, explica. Há um ano, quando ele resolveu abrir o próprio estúdio, a Daó, surgiu então a ideia de aproveitar a flexibilidade de horários para dedicar-se a um site que levaria estudantes de design, criativos e curiosos para conhecer o trabalho de escritórios como a Casa Rex e o Sebastiany Branding.

 A iniciativa surgiu há menos de três meses e tem dado tão certo que as próximas visitas marcadas pelo site já estão com vagas esgotadas.

 

Grupo em visita ao escritório da Sebastiany

Grupo em visita ao escritório da Sebastiany

 

Os visitantes não pagam nada para participar dos encontros, e as visitas podem acontecer tanto em dias de semana quanto em feriados – quem escolhe o horário mais apropriado é o escritório de design, de acordo com a disponibilidade da equipe. Na Casa Rex, por exemplo, as visitas costumam durar uma hora e contar com uma palestra de Gustavo Piqueira, designer à frente do escritório. Os grupos são de até 15 pessoas.  Já na UNO+BRAND, as visitas são em grupos mais restritos, de apenas duas pessoas, que podem passar o dia inteiro acompanhando a rotina do local. “A ideia é que cada empresa molde a visita da forma que achar melhor”, explica Castelucci.

Na Casa Rex, visita contou com um bate-papo com Gustavo Piqueira

Na Casa Rex, visita contou com um bate-papo com Gustavo Piqueira

A experiência é positiva para todos os envolvidos – visitantes e escritórios. “É bom para os designers ver gente interessada no trabalho deles”, conta Giovani. Ele conta que após uma visita à UNO+BRAND, ele recebeu um e-mail de um dos participantes que relatava que tinha ficado com vontade de largar o emprego e trabalhar no escritório. “E isso que é o bacana, alimentar o desejo e interesse de trabalhar na área”, diverte-se o designer.

Não precisa estar necessariamente ligado ao design para participar do Visitei – a iniciativa já despertou o interesse de jornalistas, por exemplo, e não tem restrição de público. Por se tratar de um projeto recente, ainda há poucos escritórios participando do projeto, mas Giovani conta que já está conversando com empresas em outras cidades, como Florianópolis.

Para saber como participar das próximas visitas, acesse o site: http://www.visitei.la/ ou curta a página do Facebook: https://www.facebook.com/visitei

 

Na UNO+BRAND, dois visitantes podem passar o dia no escritório

Na UNO+BRAND, dois visitantes podem passar o dia no escritório