Conheça os vencedores do Concurso 015 da Projetar.org

O desafio proposto aos estudantes era projetar o Pavilhão do Brasil em Veneza

O Concurso 015 da Projetar.org contou com 110 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todos os grupos que enviaram seus projetos.

O concurso 015 propôs aos estudantes projetarem um novo pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza, que fosse símbolo nacional de fácil reconhecimento, tanto por estrangeiros quanto por brasileiros, em um dos mais importantes eventos internacionais de arquitetura e arte.

Integraram o júri o arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, idealizador da plataforma Projetar.org, o arquiteto e urbanista Adriano Bruno da RVBA Arquitetos, 1º lugar no concurso Nacional para a Baixinha de Santo Antônio, e o arquiteto Pedro Varella da GRU.A Arquitetos, vencedor do prêmio Tomie Ohtake e autor do livro Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura, publicado em 2013 e exposto na Bienal de Arquitetura de São Paulo e na Bienal Ibero americana de Rosário.

Segundo o Júri, é possível observar em todos os projetos entregues a preocupação com a entorno e a capacidade de síntese de um país com cultura tão vasta em uma única edificação.

Em relação aos projetos premiados, o primeiro colocado foi o grupo PADPV, composto pelo aluno José Henrique Carrari Filho, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas/SP. Segundo os jurados, a proposta apresenta uma excelente coerência entre conceito e plástica. Merece destaque também a abordagem contemporânea e a linguagem atemporal.

1º colocado – PADPV

Primeiro colocado

Quanto ao segundo colocado, a equipe G4G4, composta por Pedro Cunha, Lucas Santos da Silva, Felipe Friedrich Stockler e Vinicius Fahrion Martini do Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER – Porto Alegre/RS, os jurados destacam a geometria elegante e coerente da proposta, criando uma volumetria pura e harmônica.

2º colocado – G4G4

Segundo colocado

O terceiro colocado, chamado EMMC, foi formado por Lucas Martins Cunha, Alessandra Musto e Vitor Martins Cunha da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP. Os jurados destacam no projeto a relação dinâmica entre percurso e elemento expositivo, individualizado no espaço central do pavilhão. 3º colocado – EMMC

Terceiro colocado

Na condição de menção honrosa foi indicado o grupo IAGUARA, formado por Pedro Esteves Morgado da Universidadede São Paulo – USP – São Paulo/SP. Os jurados ressaltaram em relação a este projeto a diagramação espacial e a originalidade na relação entre o pavilhão e a laguna de Veneza, fazendo com que o espaço expositivo tivesse conexão com a água.

Menção honrosa – IAGUARA

Menção1-Concurso015-Projetar

Também conquistou menção honrosa o grupo MAZAL, composto por Leonardo Serrano Fuchs, Nathalie Ventura e Letícia Schultz da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ. Os jurados parabenizam a capacidade de síntese dos elementos conceituais da proposta de forma harmoniosa e elegante.

Menção honrosa – MAZAL

Menção2-Concurso015-Projetar

O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

O concurso de arquitetura 016 já está com suas inscrições abertas. A proposta é que os estudantes projetem um infopoint na cidade do Rio de Janeiro, que possa servir como ponto de apoio e centro cultural para a cidade do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.