Contratam-se designers

Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro em exportação de móveis. Em 2012, esse setor faturou 6,5 bilhões de reais e gerou quase 41.000 postos de trabalho.

Muitas dessas vagas absorveram designers, contratados para projetar as peças comercializadas por essas empresas. A região da Serra Gaúcha, com 33,8% do mercado estadual e o maior polo moveleiro do Brasil, é uma das que mais contratam esses profissionais. Na Unicasa, dona das marcas Dell Anno, Favorita e New, a equipe de designers tem seis profissionais, além do gerente do setor, Marlon Braga, de 35 anos.

Depois de trabalhar num dos maiores escritórios de design de Porto Alegre, ele se mudou para a região da Serra Gaúcha por ter sido contratado pela Unicasa, situada em Bento Gonçalves, município que reúne 300 empresas moveleiras.

“A polarização da indústria moveleira na Serra Gaúcha fomenta as remunerações, que ficam sensivelmente melhores do que na capital, onde essa indústria é pouco expressiva”, diz Braga.

A Serra também concentra oportunidades para designers nos setores metalmecânico, moveleiro e de injeção de plásticos. A Coza, fabricante de produtos para casa, se destaca como um negócio que cresceu por ser centrado no design.

“O design vive uma nova fase. É uma das carreiras mais promissoras do momento. As nações mais inovadoras têm hoje o design no centro de suas políticas de desenvolvimento, já que design e inovação andam de mãos dadas”, defende Mário Verdi, presidente da Associação dos Profissionais do Design no estado.

Outro segmento de grande expressão na economia gaúcha, o de calçados, também tem na contratação de designers uma prática comum. Com a competição internacional dos calçados chineses, mais baratos, o caminho encontrado pela indústria calçadista da região tem sido investir no design para criar um diferencial competitivo.

Ana Paula Grings, da Piccadilly: design para agregar valor ao produto

 

Fonte: Simone Fernandes; http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/181/noticias/contratam-se-designers