DEBrazil 2011: inscreva seu produto e abra as portas do seu negócio para o mundo

Até o dia 09 de agosto (segunda-feira), empresários e designers têm a oportunidade de ver seus produtos reconhecidos internacionalmente. É o prazo para inscrições no Design & Excellence Brazil (DEBrazil), programa que oferece apoio financeiro, técnico e logístico aos interessados em concorrer ao iF Product Design Award 2011, mais importante premiação da Europa, conhecida como o Oscar do design.

Nascido nos anos 50, o selo iF vem chancelando marcas e operando como referência para negócios em âmbito mundial. Desde 2003, quando surgiu, o DEBrazil já recebeu cerca de 2.400 candidaturas e inscreveu no concurso europeu em torno de 1.100 produtos, dos quais 786 tornaram-se finalistas, 134 consagraram-se premiados e sete conquistaram o troféu Gold, destinado aos 50 destaques de cada edição.    

Para participar do prêmio, basta acessar www.designbrasil.org.br/debrazil e preencher o formulário on-line. São 16 categorias de produtos, que serão julgados pela qualidade do design, acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, adequação ambiental, funcionalidade, ergonomia, percepção do uso, segurança, valorização da marca, design global e uso de novas tecnologias. Essa avaliação ocorre em duas etapas. Os inscritos passam primeiro pelo crivo do comitê seletivo do DEBrazil, que aprova 100 produtos – estes seguem para o júri internacional do iF, estabelecido na Alemanha.

Além do selo iF, os premiados participam de uma exposição na cidade alemã de Hannover, cuja abertura ocorre junto com a Cebit, maior feira de tecnologia do mundo. Integram também uma mostra virtual na página do iF e o yearbook do prêmio, com uma tiragem de 5 mil exemplares e circulação por aproximadamente 40 países. Por aqui, o DEBrazil realiza a divulgação dos ganhadores em mídia nacional e internacional. Neste ano, os selecionados pelo comitê do programa já serão automaticamente inseridos no catálogo de produtos do Designbrasil.org.br, o portal brasileiro do design.   

Pelo quarto ano consecutivo, o DEBrazil se encontra sob coordenação do Centro de Design Paraná, numa iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Fernando Prado, designer da Lumini: uma trajetória de sucesso no prêmio iF

Ele é um veterano em selos iF: Fernando Prado, da Lumini Soluções em Iluminação, já conquistou seis deles. O mais recente foi na edição 2010 do concurso, com a luminária Lift, exportada hoje para cerca de 30 países, especialmente para a Europa. A versatilidade é o conceito que orientou o desenvolvimento do produto, que aposta na menor ociosidade e na maior quantidade de aplicações possíveis.

A peça promove a interação com o usuário, que pode mover a cúpula de madeira por uma haste de apoio e assim controlar os efeitos de luz. Ainda como diferencial aparece a estrutura: em vez das tradicionais grandes bases de fixação, a luminária  dispõe de um suporte discreto, que encontra na parede o apoio principal. “O Brasil está evoluindo e mostrando qualidade aos poucos, já que não temos grandes investimentos em desenvolvimento de produtos aqui como na Europa. Mas, com muita criatividade, acabamos conseguindo concorrer de igual para igual com o resto do mundo”, comenta o designer.

Serviço

Programa Design & Excellence Brazil 2011

Inscrições até 09 de agosto

Regulamento e ficha cadastral no site www.designbrasil.org.br/debrazil

Veja também