DEBrazil 2011: Programa apoia a participação de estudantes brasileiros no Oscar do design mundial

Acadêmicos e recém-graduados nas áreas de design, arquitetura, marketing e engenharia estão convidados a participar do iF Concept Award 2011, destacado prêmio europeu que reconhece projetos universitários no mundo todo. Para isso, devem se inscrever gratuitamente até o dia 13 de outubro (quarta-feira) no Design & Excellence Brazil 2011 (DEBrazil), programa que oferece apoio técnico e logístico para que trabalhos brasileiros concorram ao prêmio. 

O iF Concept aceita projetos originados há no máximo dois anos, durante a vida universitária, realizados individualmente ou em equipes. Os projetos precisam se encaixar em uma de suas quatro categorias: design de produto/design industrial; design de comunicação/design multimídia; design de moda; arquitetura/design de interiores. Não há limite de inscrições por participante, mas cada projeto pode ser inscrito apenas uma vez e em uma única categoria.

Os trabalhos recebidos pelo DEBrazil passam, primeiramente, pela avaliação do comitê seletivo do programa e, uma vez aprovados, seguem para apreciação do júri internacional do iF, sediado na Alemanha. Grau de inovação, funcionalidade, sustentabilidade, responsabilidade social e segurança estão entre os critérios avaliadores. Os 100 premiados serão anunciados em fevereiro de 2011, e, entre eles, os trabalhos de maior destaque partilham um prêmio de 30 mil euros, distribuídos pelo júri internacional.

A partir de então, os projetos premiados ficam expostos na mostra do iF Design Awards 2011, que ocorre no complexo de feiras de Hannover, com início simultâneo à Cebit, maior feira de tecnologia do mundo. São também divulgados em exposição on-line permanente no site do concurso e no iF Concept Award Year Book. Os ganhadores têm direito ao uso por tempo ilimitado do selo iF vinculado aos projetos premiados e suas universidades recebem o direito de integrar o iF Ranking. Contam ainda com ampla divulgação em mídia nacional e internacional promovida pelo DEBrazil.

Pelo quarto ano consecutivo, o DEBrazil se encontra sob coordenação do Centro de Design Paraná, numa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Serviço:

Programa Design & Excellence Brazil 2011

Inscrições até 13 de outubro (quarta-feira) no site www.designbrasil.org.br/debrazil

Na página, os interessados encontram o regulamento completo e as especificações para envio de seus projetos.

Veja também