Desafio Rio Criativo

Dois estudantes do curso de desenho industrial da PUC-Rio, Rick de Moraes e Rodrigo Marques Ribeiro Guimarães, foram os vencedores do Desafio Rio Criativo. O concurso, lançado pelo sistema da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro, para os recém-formados nas áreas de design, arquitetura e comunicação social, revelou os nomes dos vencedores durante as comemorações da Semana da Indústria, no dia 27 de maio. De acordo com o regulamento do concurso, em design de produto só foram aceitos trabalhos com uma das três matérias primas produzidas em larga escala no estado do Rio de Janeiro: plástico, aço e rochas ornamentais (mármores e granitos). O júri foi constituído pelo arquiteto e designer Sérgio Rodrigues e pelos designers Roberto Verschleisser e Domingos Manfredi Naveiro.

Rick de Moraes obteve o 1º lugar com “Play – Soccer Sock”, um modelo de calçado para futebol criado com o material D3o, desenvolvido na Inglaterra, que proporciona a sensação de jogar descalço com a proteção igual ou maior do que de uma chuteira. Em 2º lugar ficou Rodrigo Guimarães, com “Compatto”. Seu projeto consiste em um módulo dentário portátil desenvolvido para proporcionar atendimento em domicílio, completo e de alto nível, sem que o dentista dependa de ajuda para transportá-lo. Novo colunista

O designer gráfico Érico Fileno, mestre em Educação, Cultura e Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná, é o novo colunista do DesignBrasil. Fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação, Fileno escreverá sobre o tema “Design de Interação”. Ele tem experiência de mais de 12 anos em desenvolvimento de projetos tecnológicos e interativos e foi um dos responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do Portal DesignBrasil. Atualmente é coordenador no Brasil da IxDA – Interaction Design Association. Para ler a coluna, clique aqui.

Tags: