Design brasileiro conquista cinco prêmios na Itália

 

O designer Marcelo Lopes inscreveu cinco de seus recentes trabalhos no A’ Design Award Design & Competitions, prêmio internacional realizado anualmente na Itália, que destaca os melhores projetos e conceitos criativos de design mundial em 80 categorias. Todos os seus projetos foram premiados, num universo de mais de 3000 inscrições, vindas dos cinco continentes: um prêmio “Platinum”, dois “Gold” e dois “Silver”, sempre na categoria A’ Design Award at Graphics and Advertising Design. Marcelo foi um dos cinco brasileiros premiados e o único em sua categoria e esteve na Itália para receber os prêmios, em noite de gala, no dia 14 de abril, no Lago di Como. As peças/campanhas premiadas fizeram parte de exposição no EX-CHIESA DI SAN FRANCESCO, Lago di Como,  entre 15 a 27 de abril.

Seu trabalho para o Agraz Restaurante – Hotéis Caesar Park tornou-se vencedor do prêmio Platinum.

Marcelo criou a identidade corporativa do Agraz

Design Corporativo – “A marca do Restaurante Agraz é inspirada nos 27 estados do Brasil. O símbolo redondo foi inspirado no centro da bandeira brasileira. As cores representam a miscigenação, a diversidade e a globalização cultural no hotel. A densidade da população, dentro de cada estado brasileiro inspirou as dimensões das listras. O projeto incluiu: cardápios, jogos americanos e uma campanha institucional. Os menus permitem uma experiência sensorial por meio da textura do material de aplicação e logo em resina, o que lhe confere um efeito 3D. Menus pretos são para os homens e os brancos para as mulheres”, diz Marcelo.

Este projeto rendeu também o Silver Award, para o convite criado em harmonia com o novo conceito da marca. “O encontro do paladar com o tempero da imaginação“ – título criado para a campanha.

A criação lúdica, com o objetivo de aguçar os sentidos, despertando sentimentos e emoções: tátil, olfativa e visual. O convite foi feito para o evento de lançamento da nova marca e conceito do restaurante. Nosso objetivo era um convite que interagisse com os convidados e despertasse curiosidade, para garantir um maior número de convidados durante o evento. Funcionou”, comemora o designer.

A Campanha Institucional para o Amaranto Restaurante – Hotéis Caesar Business, foi premiado com o Golden Award. Marcelo Lopes explica a premiada campanha, criada para Brasil, Argentina e Chile: “O cliente pediu uma campanha radicalmente diferente das referências das imagens geralmente utilizadas em anúncios de restaurante, tais como pratos servidos e similares. O projeto foi inspirado pelo conceito da cozinha que mistura diferentes tipos de alimentos, resultando em novos sabores. A campanha ‘Reinventando Sabores!’ foi inspirada pelo surrealismo. Imagens do dia-a-dia transformadas em surrealismo, onde cada um traduz as imagens à sua compreensão do senso de humor por trás delas.”

Outra peça premiada o catálogoEmar Batalha – 10 Anos de Design” também com o Gold Award. “O catálogo comemorando os 10 anos de design da joalheira Emar Batalha e apresenta uma visão contemporânea que engloba pedras, design e joalheria. A criação inclui a visão perene da arte. Em 50 anos ou mais, o livro irá existir como prova da arte e do design criado no início do século XXI. O livro e sua caixa de madeira estarão em perfeito estado. Serão testemunhas vivas do nosso tempo. O uso de texturas, contrastes e materiais dará ao leitor uma sensação verdadeiramente atemporal que a reprodução digital não pode explorar “, explica Lopes.

O reposicionamento de imagem para a rede Caesar Park Hotels & Resorts – design estratégico – completa a galeria de prêmios de Marcelo com o Silver Award: “O principal objetivo deste novo projeto foi economia de recursos. Os resultados incluem: 50 por cento de redução no número de itens no manual de identidade visual, menor consumo de papel, criação da estrutura do novo índice do manual de identidade visual, para facilitar a busca dos itens e maior durabilidade. Alguns materiais de apoio foram substituídos tornando um projeto com olhar sustentável. Todos os tipos de papel especificados no novo projeto são papéis certificados FSC .

Sobre o designer

Marcelo Lopes fundou, há 15 anos, sua premiada agência de design, que recebeu no ano passado o prêmio Agência de Design do Ano em 2012 pela ABP – Associação Brasileira de Propaganda. Na bagagem estão mais de 30 prêmios – nacionais e internacionais –, grande parte deles em projetos realizados para o mercado Premium e Luxo. Entre seus projetos estão, além do Caesar Park Hotel & Resorts, Hotéis Caesar Business, a criação da marcas de uma das empresas do Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira de Vôlei e o desenvolvimento de material impresso para AUDI – Senna Imports. Em sua carteira de clientes podemos destacar a renomada designer de joias americana Yael Sonia Fine Jewelry, Emar Batalha Joias, On-Time Recursos Humanos, Art’orafo Joias entre outros.  Marcelo também é diretor da ADP – Associaçao dos Designers de Produto.